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22/1/2013 - Ribeirão Preto - SP

Tarifa única de ônibus começa a vigorar a partir da zero hora desta terça-feira




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

O transporte urbano de Ribeirão Preto passa por mudanças que trarão diversas melhorias ao usuário de ônibus. Entre as adequações, começa a vigorar a zero hora desta terça-feira a tarifa única, com ampliação da quantidade de integrações no prazo de 2 horas, ou seja, de 2 para 3.

A nova tarifa, no valor de R$ 2,90, contempla variação da soma do salário e gratificações dos motoristas, combustíveis e lubrificantes, produtos industriais e demais itens de custo, chegando-se a correção de 6,12%, sobre a tarifa de R$ 2,7481 proposta pelo Consórcio Pró-Urbano vencedor da licitação.

O diretor superintendente da Transerp, empresa que gerencia o trânsito e o transporte urbano de Ribeirão Preto, William Latuf, deu detalhes para a imprensa sobre as mudanças que ocorrerão no transporte coletivo da cidade. “O novo sistema vai melhorar a qualidade e o desempenho do transporte coletivo para que ele seja mais atrativo ao usuário”, esclareceu. 

Melhorias primeira etapa
-A primeira etapa do novo transporte coletivo contará com as seguintes melhorias: 
-ampliação do quadro de horários em 13 linhas convencionais e 18 linhas alimentadoras;
-criação de 12 novas linhas, sendo 6 convencionais, 3 alimentadoras (Leva e Traz), 3 estruturais, utilizando veículos Padron;
-Frota 0 quilômetro, com novo padrão de visualização, maior capacidade de transporte, elevadores para cadeira de rodas, sistema de ventilação e exaustão forçada, painéis eletrônicos de itinerários;
-Controle de operação por sistema de rádiocomunicação e de monitoramento GPS pela Central de Controle Operacional;
-Instalação de câmeras de segurança em toda a frota;
-Modernização do sistema de informação aos usuários com a disponibilização de call center (0800), site, guia, diagrama de rede (mapa ilustrativo);
-Modernização do sistema de bilhetagem eletrônica com a substituição dos validadores e do software de gestão;
-Ampliação da quantidade de grupo de linhas para integração (de 13 para 22);
-Criação do Cartão Empresarial;
-Acesso à conta corrente do cartão pela internet através de senha do seu titular;
-Ampliação dos postos de recarga dos cartões (de 150 para 250);
-Isenção tarifária para os estudantes das redes municipal e estadual;
-Disponibilização de 98 agentes de cobrança para os principais pontos de embarque/desembarque de passageiros;
-Código de Conduta para melhor atendimento dos passageiros preferenciais;
-Novo regulamento dos serviços;
-Criação de sistema de avaliação da qualidade dos serviços

Melhorias nas demais etapas

-Ampliação de frota, da quilometragem percorrida e dos quadros de horários;
-Criação de 8 linhas, sendo 1 convencional, 7 estruturais;
-Construção de 2 terminais na área central;
-Construção de 8 estações de integração nos bairros;
-Ampliação de 500 abrigos;
-Instalação de placas contendo codificação e identificação de linhas em todos os pontos de ônibus;
-Implantação de 56 quilômetros de corredores estruturais;
-Instalação de câmeras de segurança nos terminais e nas estações de integração;
-Modernização do sistema de informação aos usuários, pela disponibilização de painéis de mensagens variáveis, aplicativo para consulta via celular, aplicativo para deficientes visuais;
-Ampliação do número de lojas de atendimento (de 2 para 4). 



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