Sábado, 20 de Abril de 2024

Super Dogus - Gratuito

Mais lidas da semana

11/1/2013 - Ribeirão Preto - SP

Secretaria da Saúde faz alerta sobre sarampo




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

A Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto está alertando aos viajantes para que atualizem a vacina contra o sarampo. O alerta não é apenas das pessoas que vão viajar para outros países onde a doença ainda está presente, mas também para aquelas que retornam dessas áreas. “O sarampo é uma doença viral de rápida propagação. Caso a pessoa não esteja vacinada e tenha tido contado com o vírus, pode ser contaminada”, alerta a enfermeira Larissa Gerin, do Programa de Imunização da Secretaria da Saúde.

Dados da Secretaria Estadual de Saúde informam que o estado de São Paulo não apresenta circulação endêmica do vírus do sarampo desde 2000, mas a doença continua ocorrendo em vários países do mundo. O vírus é altamente transmissível e o contágio pode ocorrer por dispersão de gotículas com partículas virais no ar, principalmente em ambiente fechados.

A enfermeira explica que a vacina tríplice viral é a medida de prevenção mais eficaz contra o sarampo, protegendo também contra a rubéola e a caxumba. “No início de janeiro deste ano houve a notificação de suspeito de sarampo residente na região de Bauru, com histórico de deslocamento internacional para a Flórida, EUA. Levantamento realizado na primeira amostra  apresentou sorologia reagente para sarampo, mas o caso ainda está sendo investigado”, informou ela.

Por isso, segundo ela, as pessoas que ainda não tomaram a vacina e vão viajar para outros países, devem procurar os postos de saúde com salas de vacina. A vacina faz parte do calendário do Ministério da Saúde e, em Ribeirão Preto, a cobertura para crianças de até 7 anos incompletos é de 97%. “O alerta é mais para adultos. Se a pessoa não tiver certeza se tomou a vacina, deve procurar os postos municipais”, ressaltou.

Quem viajou para áreas onde a doença ainda está presente e voltar a apresentar febre e exantema (manchas avermelhadas na pele), deve evitar o contato com outras pessoas até que possa ser avaliado por um profissional da saúde informando o trajeto de sua viagem.

Hepatite B – Outro alerta da Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto visa os adolescentes em relação à vacina da Hepatite B. “É importante que os adolescentes procurem os postos para atualizar a carteira de vacina. Essa vacina foi inserida no calendário em 1998 e tem muita gente que não foi vacinado. Temos muitos adolescentes viajando em intercâmbio para outros países, por isso é necessário que, aqueles que ainda não tomaram a vacina, procurem os postos para a imunização”, ressaltou

 

 


Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mais Ribeirão Preto.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.