Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Super Dogus - Gratuito

Mais lidas da semana

14/9/2012 - Ribeirão Preto - SP

Projeto Samuzinho é destaque em revista de Enfermagem




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

O projeto Samuzinho, desenvolvido pelo NEU – Núcleo de Educação em Urgência do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Ribeirão Preto, é destaque na revista http://inter.coren-sp.gov.br, produzida pelo Conselho Regional de Enfermagem do Estado de São Paulo.

A matéria, com o título “Quando os trotes deixam de ser uma brincadeira”, retrata a importância da educação entre crianças e adolescentes para orientar como agir em situações de risco, quando acionar o 192 e, consequentemente, conscientizar sobre a importância de se evitar os trotes que são 40% das ligações para o Samu.

A matéria cita exemplos de cidades que, por intermédio do Samu, implantaram o Projeto Samuzinho no Estado de São Paulo, como Santo André e Ribeirão Preto. No caso de Ribeirão Preto, a primeira turma de aprendizes se forma até o final do mês.

Na entrevista, o enfermeiro do Samu, José Carlos Rios, informa que, durante o curso, as crianças recebem informações sobre o uso correto do 192, noções de cidadania, como agir quando se deparar com quadros de crise convulsiva, desmaio, hemorragias, queimaduras, choques elétrico, acidentes com animais peçonhentos, entre outros.

“Estamos felizes pelo reconhecimento do Projeto Samuzinho pelo Coren, que é o órgão responsável pela enfermagem no Brasil. Esta reportagem, num órgão tão representativo da classe, nos motiva a conquistar outras metas em prol da população”, afirmou o enfermeiro que completa: “Em tão pouco tempo, o Samuzinho de Ribeirão Preto consolida-se entre os melhores do Brasil”.

Projeto Samuzinho - É desenvolvido durante um ano, com aulas uma vez por semana, ministradas por médicos e enfermeiros do Samu de Ribeirão Preto. O projeto é destinado a crianças na faixa etária de 8 a 12 anos e as aulas são realizadas em vários locais diferentes como a base do Samu, do Corpo de Bombeiros, e no Setor de Regulação da Secretaria da Saúde.

Além do enfermeiro José Carlos também fazem parte da equipe, o  médico César Masella, a enfermeira Regilene Molina e a técnica em enfermagem Wislaine Carabolante.

Quem quiser conferir pode acessar o site http://inter.coren-sp.gov.br/sites/default/files/enfermagem_revista_01.pdf 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mais Ribeirão Preto.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.