Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Super Dogus - Gratuito

Mais lidas da semana

3/5/2018 - Ribeirão Preto - SP

Prefeito abre 2º Agenda do Agronegócio




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Nesta quarta-feira, dia 2 de maio, teve início a 2ª edição do Agenda do Agronegócio, seminário de dois dias, realizado no Centro de Cana do Instituto Agronômico. O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, deu boas vindas aos participantes do evento que acontece durante a 25ª Agrishow.

“Gostaria de dizer da nossa satisfação de participar deste evento pelo segundo ano consecutivo que tem como tema a ‘agricultura do futuro’. E como pessoa do campo, também sou engenheiro agrônomo, só que neste momento na condição de prefeito da cidade. É sabido que o campo vive uma série de problemas que afetam a produtividade, eleva o custo e diminui a relação de troca, sobretudo com prejuízo para o produtor, que é o elo mais importante da cadeia do ponto de vista da sustentabilidade”, enfatizou em seu discurso.

Nogueira ainda pontuou os desafios do agronegócio. O primeiro é o da tecnologia na questão da classificação dos grãos com o processo tecnológico. “As startups são mais de duzentas no país atuando neste segmento do agronegócio, e trabalhando para conter o prejuízo de mais de R$ 3 bilhões por safra que poderia ser reduzido”, salientou.

O segundo item são as pragas e doenças, que com o uso de tecnologias apropriadas, o setor conseguirá reduzir uma grande parcela deste prejuízo que equivale hoje, segundo estimativas dos profissionais do agro, a mais de R$ 2 bilhões. 

O terceiro é o problema da conectividade, o acesso às informações do campo são elementos primordiais para que as startups, os elementos tecnológicos e os resultados práticos possam chegar até o campo e a conectividade das áreas de produção é extremamente importante para o avanço do setor.

Agenda Agronegócio

É uma realização em parceria da Secretaria de Estado da Agricultura e a OA Eventos, empresa do grupo EP. Conta ainda com a produção do jornal A Cidade e do portal de notícias ACidade ON.

Programação

Painel 1: "Tecnologia: Instrumentos e Sistemas".

Os palestrantes convidados foram Fabrício Lira Figueiredo, gerente de estratégia de agronegócio inteligente do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD; Mariana Vasconcelos, CEO da Agrosmart - Cultivo Inteligente; José Damico, CEO da Scicrop e, finalmente, Márcio Milan, da Abras (Associação Brasileira de Supermercados).

O debate foi mediado pelo professor da Fatec (Faculdade de Tecnologia) e especialista em governança corporativa, Tsen Chung Kang.

Entre os temas que foram discutidos estão georeferenciamento e conectividade, tecnologia de gestão e produção, agricultura de precisão e rastreabilidade de alimentos. 

Painel 2: “Novos sistemas de produção é o tema de amanhã”  
Nesta quinta-feira, o horário é mesmo de painel que será realizado hoje, das 9h30 às 12h. Entre os palestrantes convidados para falar estarão Willian Marchió, diretor da Rede de Fomento ILF; Carlos Américo Pacheco, diretor-presidente da Fapesp (Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo) e o ex-secretário de Agricultura, Arnaldo Jardim (veja ao lado). A mediação será feita pelo atual secretário da pasta, Francisco Sérgio Ferreira Jardim.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mais Ribeirão Preto.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.