Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

3/10/2018 - Ribeirão Preto - SP

Nascimento de filhotes marca Dia Mundial dos Animais




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Filhotes de capivara, tamanduá mirim e guaxinim reforçam o trabalho do Bosque no cuidado com os animais 

No dia 04 de outubro é comemorado o Dia Mundial dos Animais. Juntamente com essa data, o Bosque e Zoológico Municipal Fábio Barreto comemora o nascimento de seis filhotes ocorrido nos últimos meses. São três filhotes de guaxinim, também chamados de mão-pelada, dois filhotes de capivara e um filhote de tamanduá mirim.

Os filhotes estão nos recintos sendo cuidados pelas mamães e o Bosque convida a todos para conhecê-los.

Bosque

Um assunto ainda pouco divulgado é a importância dos Zoológicos na reintrodução de animais silvestres na natureza. Grande parte da população pensa que os animais do Bosque estão lá simplesmente para exibição. Porém, as instituições como os Zoos tem um importante trabalho em pesquisas científicas, educação ambiental, conservação, preservação da fauna silvestre e exótica bem como a reintrodução de animais em seus habitats naturais.

“Anualmente, o Zoológico Municipal de Ribeirão Preto recebe cerca de 800 animais vítimas de maus tratos provocados pelo ser humano das mais diversas formas, atropelamentos, queimaduras, choques elétricos, vítimas de cães, caça predatória, tráfico, dentre diversos outros motivos” segundo diretor e Zootecnista do Bosque, Alexandre Gouvêa.

Todos os animais que chegam ao Zoo passam por uma triagem. Quando filhotes são encaminhados para o berçário e quando acometidos por alguma lesão, para o setor de Medicina Veterinária, onde passam pelo primeiro atendimento.

Com o Hospital Veterinário, um centro cirúrgico completo e um centro de diagnóstico por imagem, inaugurado em junho de 2016, os animais do plantel do Zoológico e os resgatados de toda região podem contar com atendimento especializado, internação, cirurgias de tecidos moles e ortopédicas, anestesia inalatória, exames radiográficos e de ultrassom.

“Aproximadamente 70% dos animais recuperados têm plena condição de retorno à vida livre. A reabilitação possibilita reaprender a sobreviver em seu habitat natural, dando condições alimentares, de caça, voo, fuga de predadores, dentre outras. E, em parceria entre o Zoo, Centros de Reabilitação de Animais Silvestres e Áreas de Soltura para Animais Silvestres. Até o momento, três instituições têm parceria com o Zoológico de Ribeirão Preto: Associação Mata Ciliar, Instituto Espaço Silvestre e MP Fauna Ambiental” de acordo com o Médico Veterinário e Encarregado do Bosque, César Henrique Branco.

Serviço

Bosque e Zoológico Municipal Fábio Barreto
Data: quarta-feira a domingo
Horário: 9h às 16h30
Endereço: Rua da Liberdade s/n, Campos Elísios

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mais Ribeirão Preto.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.