Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Super Dogus - Gratuito

Mais lidas da semana

10/10/2018 - Ribeirão Preto - SP

Nadador ribeirão-pretano quebra recorde mundial




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Nicholas Santos, de 38 anos, quebrou o recorde dos 50 metros borboleta em piscina curta que já durava nove anos 

Neste sábado, dia 06 de outubro, o nadador ribeirão-pretano Nicholas Santos, de 38 anos, quebrou o recorde mundial dos 50 metros borboleta em piscina curta, ficando com a medalha de ouro na etapa de Budapeste da Copa do Mundo.

Nicholas, que já havia sido campeão mundial da prova em 2012, cravou 21s75, cinco centésimos mais rápido que a marca anterior, 21s80, pertencente ao alemão Steffen Deibler, conquistada em 2009, quando usava os trajes tecnológicos. A prata ficou com o sul-africano Chad Le Clos e o bronze com o japonês Kosuke Matsui. Nicholas também conquistou o bronze nos 100 metros borboleta, com a marca de 50s12.

A quebra do recorde ainda encerrou um jejum de quatro anos sem brasileiros recordistas. A nadadora Etiene Medeiros tinha sido a última quando, em 2014, quebrou o recorde dos 50 metros costas, também em piscina curta. O recorde ainda não foi batido e dura até hoje. Em piscina longa, Cesar Cielo detém os recordes mundiais dos 50 e 100 metros livre.

“Depois do Pedro Motta, nadador da base do esporte ribeirão-pretano aparecer na vice-liderança do ranking mundial e estar entre os melhores de sua categoria, outro nadador ribeirão-pretano foi destaque mundial. Nicholas Santos quebrou o recorde mundial nos 50 metros borboleta em piscina curta, que durava desde 2009. É um orgulho muito grande para nossa cidade ter um atleta como o Nicholas, além de servir como exemplo para os novos talentos”, disse o secretário de Esportes de Ribeirão Preto, Ricardo Aguiar.

Nicholas destacou a importância desta conquista, já que a marca anterior havia sido alcançada com o uso dos trajes tecnológicos e já durava nove anos. “Foi uma competição que não tinha planejado, não descansei e não fazia parte dos treinamentos. Consegui descansar três dias e nadei para o recorde mundial. É uma conquista para a minha carreira, para o Brasil e para Ribeirão Preto, já que iniciei minha carreira de nadador na cidade”, afirmou o nadador.

Especialidade do Nicholas, o recorde anterior da prova dos 50 metros borboleta em piscina curta foi alcançado pelo alemão Steffen Deibler, em 2009, quando o uso dos trajes tecnológicos era permitido.

“A roupa ajudava demais, influenciava na flutuabilidade e tinha uma compressão no corpo que reduzia a fadiga, segundo alguns estudos que fizeram na época. Era uma disputa que não dava para competir, mas consegui um feito que ninguém imaginava que pudesse conseguir, o que torna essa conquista ainda mais gratificante”, concluiu Nicholas.

O nadador segue com o trabalho focado na disputa do Mundial em piscina curta, que será em dezembro, na cidade de Hangzhou, na China.

 

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mais Ribeirão Preto.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.