Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

26/10/2017 - Ribeirão Preto - SP

Mutirão para pacientes neurológicos atende quase 200 pessoas




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

O Mutirão de Triagem em Reabilitação Fisioterápica de Pacientes Neurológicos, para casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC), trauma crânio encefálico e raquimedular, epilepsia, parkinson, doenças neuromusculares, entre outros, assistidos pelo SUS, divulgou nesta quarta-feira , 25 de outubro, balanço parcial dos atendimentos.

O levantamento aponta que foram convocados por carta, 498 pacientes, 266 deles retornaram ao chamamento da Secretaria da Saúde e agendaram a consulta e 196 compareceram, o que representa 74%

Desses pacientes, 30 foram avaliados e receberão órteses, dispositivos médicos para  casos de acidentes, doenças do sistema locomotor ou sistemas de sustentação e promovem a recuperação ou meios auxiliares de locomoção como cadeiras de rodas, bengalas, entre outros.

150 pacientes receberão atendimento em fisioterapia individual ou em grupo e 47 pacientes foram dispensados da reabilitação por estarem bem de saúde.

A responsável pelo Complexo Regulador em fisioterapia da Secretaria da Saúde, Roberta Zucoloto de Abreu afirma que conseguiu, a partir dessas ações, identificar aspectos funcionais dos pacientes para facilitar o direcionamento das guias de fisioterapia neurológicas dos pacientes e direcioná-las para serviços específicos de fisioterapia de alta, média e baixa complexidade.

Os pacientes atendidos no mutirão receberem também uma cartilha com orientações, apresentada pelos profissionais de terapia ocupacional, fonoaudiologia e enfermagem.

O objetivo é esclarecê-los sobre os principais aspectos que devem ser zelados para minimizar a progressão das deformidades musculoesqueléticas e perda funcional, para promover a independência e autonomia na realização das atividades diárias.

“São orientações importantes que melhoram o dia a dia do paciente, como o uso de recursos de tecnologia assistiva para alimentação, higiene pessoal, posicionamento adequado de membros superiores, estímulo sensorial e para minimizar complicações do sistema oro-respiratório e oro-gástrico”, explica a fisioterapeuta Robeta Abreu.

Promovido pela Secretaria Municipal da Saúde, o mutirão contou com a participação de profissionais da Secretaria de Saúde de Ribeirão Preto, profissionais e  alunos do Centro Integrado de Reabilitação – Hospital Estadual de Ribeirão Preto (CIR-HERibeirão), Centro de Reabilitação da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP (CER), Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mais Ribeirão Preto.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.