Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

13/11/2012 - Ribeirão Preto - SP

Festival Nacional de Teatro agita a cidade com espetáculos selecionados e convidados




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Ribeirão Preto segue “respirando” teatro até o dia 18, domingo, com a realização do 3º Festival Nacional de Teatro, que acontece em vários espaços culturais da cidade, como Teatro Municipal, Theatro Pedro II, Teatro Minaz, SESC, entre outros.

O Festival é uma realização da Secretaria Municipal da Cultura, juntamente com o Movimento Teatreiros de Ribeirão Preto, patrocínio da Vivo, por meio do Programa Cultural Vivo EnCena e Centro Universitário Moura Lacerda. Todo o Festival tem entrada gratuita, sendo necessário retirar os ingressos uma hora antes, nos locais das apresentações.

Um público diversificado e interessado em eventos culturais tem comparecido ao Festival e elogiado o evento. No domingo a noite, dia 11, a dentista Luiza Helena Santilli assistiu ao espetáculo selecionado “Uma História Oficial”, da Cortejo Cia. de Teatro, de Três Rios (RJ), que se apresentou no Teatro Minaz. “Gosto muito de teatro, estou sempre acompanhando a agenda cultural da cidade e acho ótima a realização do Festival. Acho que ele pode estimular mais as pessoas a irem ao teatro, começarem a criar esse bom hábito e, por ser gratuito, melhor ”, comenta Luiza.

O profissional liberal André Luiz Bissoli também assistiu a apresentação do grupo carioca e diz gostar muito de ir ao teatro. “Esse Festival é muito importante e pode até ajudar para que as pessoas criem uma rotina boa de irem mais ao teatro. Percebo que Ribeirão Preto já, há alguns anos, tem sido uma cidade muito diferenciada na área cultural, acho que, atualmente, estamos muito bem servidos, culturalmente”, ressalta André.

Para Rodrigo Portella, diretor da Cortejo Cia. de Teatro e autor do espetáculo, ser selecionado e poder se apresentar no interior paulista, gerou muita alegria em todos da Cia., porque pela primeira vez eles se apresentam no Estado de São Paulo. “Acho muito interessante essa oportunidade, porque acredito que exista muita diferença entra a plateia de São Paulo e a do Rio de Janeiro, penso que a de São Paulo tem um interesse que vai além do comercial ou da diversão, com maior ênfase pela arte cênica, como um todo. Um Festival como esse, sem dúvida, possibilita uma grande troca de experiência, o que é muito positivo para todos”, comenta Rodrigo.


Bianca Rinaldi – No domingo a tarde, dia 11, o primeiro espetáculo convidado, o infantil “Meio Lá, Meio Cá” (Vivo EnCena e apoio do ProAC) se apresentou no Teatro Sesi, para cerca de 150 pessoas, a maioria crianças. A atriz Bianca Rinaldi, que protagoniza o espetáculo, disse que ficou muito feliz pelo convite para participar do Festival de Ribeirão Preto. “Me senti muito privilegiada, é sempre muito positivo participar de movimentos e eventos culturais que ajudam a formar novos grupos, plateias interessadas, destacar as produções, sejam locais, nacionais, de todo o país e ainda, possibilitar maior acesso das pessoas ao teatro,  despertá-las para a arte em geral”.

Atualmente, Bianca Rinaldi grava a minissérie “José”, da Rede Record, onde interpretará a Rainha do Egito, que deve estrear em janeiro. Para o segundo semestre de 2013, a atriz planeja atuar e produzir “A Falecida”, do dramaturgo Nelson Rodrigues, tendo a direção de Moacir Góes.

Espetáculos selecionados – Cia. Eucasquatro (Santo André-SP): "Sobre Pedras e Flores - Uma Metáfora sobre o Amor", Circe (Piraçaí-SP): “Yaguaretéa,  Cia. do Estômago Brasileira de Teatro (Ribeirão Preto-SP): “A.B.Ismo”, Fabiana Silva Martins (Ribeirão Preto-SP): “Alexandre Entre Xiquesxiques e Mandacarus”, Cortejo Teatro e Cia (Três Rios-RJ): “Uma História Oficial”, Cia. Andante (Itajaí-SC): “Espia Só! Teatro lambe-lambe, Quase9 Teatro (São José dos Campos-SP): “Encontro de Dois”, Coletivo de Artes Cênicas (Jacareí-SP): “Os Cavalos Refugam Perante o Abismo”.

Após os espetáculos selecionados, haverá debate com Ruy Filho, dramaturgo e diretor da Cia. de Teatro Antro Exposto e Miguel Anunciação, jornalista, cobrindo há mais de 15 anos grandes Festivais de Teatro por todo o país e já recebeu prêmios por sua atuação na área cultural.

Espetáculos convidados – Dois virão por intermédio do Programa Cultural Vivo EnCena: “Camille e Rodin” com Leopoldo Pacheco e Melissa Vettore e o infantil “Meio Lá, Meio Cá” com Bianca Rinaldi (apoio do ProAC). O espetáculo “O Homem, A Besta e A Virtude”, com patrocínio da Pirelli, Pneuac e Campneus e apoio do ProAC, tendo no elenco a ribeirão-pretana Débora Duboc.

Programação de oficinas e debates

 

Gratuito e com vagas limitadas

Treinamento técnico para ator (Com Jesser de Souza, professor e ator-pesquisador do LUME)
Dias: 13 e 14/11 – Horário: das 13h30 às 20h
Dia: 15/11 – Horário: das 10h às 18h30
Local: Sesc

Vivo Encena
Workshop de Música para atores: as aventuras de um pianista pela música erudita e popular. Com Claudio Goldman, cantor, compositor e pianista.
Dia: 13/11
Horário: das 15h às 19h
Local: Teatro Municipal

Vivo Encena
Debate: “Dramaturgia Contemporânea em Construção”. Com Franz Keppler, jornalista, roteirista, dramaturgo e autor dessa montagem de ‘Camille e Rodin’, espetáculo convidado do Festival.
Dia: 15/11
Horário: das 16h às 17h30
Local: Centro Cultural Palace

As inscrições para as Oficinas do Sesc podem ser feitas pelo e-mail:matricula@ribeirao.sescsp.org.br

As demais inscrições pelo e-mail: projetos@cultura.pmrp.com.br ou pelo telefone (16) 3635- 3660

Mais informações no blog do festival –  http://festivaldeteatroribeiraopreto.blogspot.com.br – e na Fã Page do facebook  – ou pelo fone (16) 3636-1206, nos ramais 226 e 230



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mais Ribeirão Preto.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.