Sábado, 20 de Abril de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

19/7/2012 - Ribeirão Preto - SP

Começa Campanha de Prevenção a Hepatites Virais




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

A Secretaria da Saúde, pelo Programa Municipal Doenças Sexualmente Transmissíveis /Aids e Hepatites Virais, lança nesta quinta-feira, dia 19, a Campanha de Hepatites Virais 2012. O lançamento acontece no auditório do Centro de Referência em Especialidades, a partir das 14h, com a entrega de material informativo a representantes das unidades de saúde de Ribeirão Preto.

Segundo a enfermeira Fátima Regina de Almeida Lima Neves, coordenadora do Programa, diversas estratégias foram elaboradas para a conscientização da população. Uma delas é a divulgação das formas de prevenção e a importância da vacinação contra a Hepatite B, através de outdoors que ficarão expostos no período de 16 a 30 julho. “A Hepatite B é uma doença que pode ser evitada com vacina e ela faz parte do calendário de imunização, estando disponível para toda a população na faixa etária até 29 anos de idade”, explica a enfermeira.

No período de 23 a 27 de julho, os CTA (Centros de Testagem e Aconselhamento) estarão oferecendo sorologia para as hepatites virais e todas as unidades de saúde estarão orientando sobre a importância da realização do diagnóstico precoce. Também serão colocados banners em todas as unidades de saúde oferecendo a sorologia para os usuários nos CTAs.

Outra ação desenvolvida durante a Campanha é a capacitação dos agentes comunitários de saúde, de 22 a 24 de agosto, com o objetivo posterior de orientação a manicures e outros profissionais da beleza identificados no seu território de atuação, além da distribuição de kits de orientação e cartilhas. “Também vamos realizar um concurso cultural para os alunos das escolas das redes Municipal e Estadual para a produção de folders, spot vídeo e outdoor versando sobre o tema Hepatite B: Você pode prevenir. Este concurso vai ser realizado de 10 de setembro a 5 de outubro, com a premiação dos alunos e suas respectivas escolas”, explicou Fátima.

Já no dia 28 de julho, quando se comemora o Dia Mundial da Luta contra as Hepatites Virias, a equipe técnica do Programa DST/Aids e Hepatites Virais estará na Praça XV de Novembro fazendo orientação e esclarecimento dos munícipes.

As hepatites virais são um importante problema de saúde pública no Brasil e no mundo. São doenças que provocam inflamação do fígado. As hepatites B e C adquirem maior importância por acometer milhões de pessoas, de forma silenciosa, evoluindo ao longo dos anos com cirrose e câncer no fígado.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mais Ribeirão Preto.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.