Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

12/7/2012 - Ribeirão Preto - SP

Ciclofaixa de Ribeirão Preto tem prioridade de lazer entre usuários




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

As famílias ribeirão-pretanas cada vez mais se tornam usuárias da Ciclofaixa de lazer de Ribeirão Preto. O objetivo do evento realizado aos domingos é proporcionar lazer aos adultos e crianças, incentivando-os na pratica do esporte. Por outro lado, alguns adultos usam o corredor segregado entre os parques ‘Luiz Roberto Jábali’ e ‘Luis Carlos Raya’ com outra finalidade, o que pode quebrar o bom ambiente do passeio.

Os organizadores não registram problemas, mas ressaltam a importância do bom senso entre as famílias que primordialmente pedalam em velocidade reduzida, e os esportistas que, às vezes, exageram na velocidade e buscam ultrapassagens perigosas.

A Ciclofaixa é um corredor segregado e protegido de trânsito destinado ao lazer dos ciclistas, portanto, ao passeio das pessoas, famílias, adultos, idosos e crianças. Apesar do nome técnico, não é via exclusiva para ‘correr’, não é competição esportiva”, explicou Dagoberto Vieira, coordenador do Progett, Programa de Educação para o Trânsito de Ribeirão Preto.

Um dos organizadores da Ciclofaixa ressalta que é possível agregar o lazer e a prática esportiva entre todas as idades com velocidade mínima e máxima. “O ciclista mais preparado também deve usar a Ciclofaixa desde que mantenha uma velocidade regular e não encare o percurso como se fosse uma competição. Deve haver um equilíbrio entre todos e sempre um espaço para ultrapassagens pela direita, mantendo assim as crianças, que são mais lentas, próximos do meio fio”, destacou Danilo Terra.

É uma atividade física saudável e controlada de acordo com os limites físicos e orgânicos, ergonômicos e espaciais de cada indivíduo inserido no espaço do trajeto. Nesse conceito, o tamanho, volume, altura e largura do conjunto ciclista e equipamento, falam mais alto do que a velocidade em si. Nesse ‘passeio organizado’ e nestas ‘condições especiais’ de mobilidade, é o momento em que a brisa é mais importante que o vento no rosto das pessoas”, exemplificou Dagoberto Vieira.

A convivência democrática, estimulada pelo contato humano de um sorriso ou um simples “bom dia" valorizam a cordialidade e a qualidade de vida nas grandes cidades, oportunidade rara a ser cultivada por todos. “Sejamos gentis uns aos outros e pedalemos cordialmente na Ciclofaixa de Lazer de Ribeirão Preto”, concluiu Terra.

A Ciclofaixa de Lazer de Ribeirão Preto acontece aos domingos das 7h às 13 horas, com um percurso de 6 km entre os parques Luiz Roberto Jábali e Luis Carlos Raya, com bicicletas para todas as idades disponíveis para aluguel. A realização do percurso é da Prefeitura de Ribeirão Preto e Transerp. O programa é patrocinado pelo Banco BMG, tem o co-patrocínio da Socicam e conta com os apoios da Federação Paulista de Ciclismo e São Francisco Saúde.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mais Ribeirão Preto.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.