Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Super Dogus - Gratuito

Mais lidas da semana

17/10/2017 - Ribeirão Preto - SP

Casos de dengue mantêm queda em relação ao ano passado




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

No acumulado até o mês passado, queda é de 99,65% em comparação com o mesmo período de 2016, mas aumento em setembro preocupa 

O Boletim Epidemiológico divulgado nesta sexta-feira, 15 de outubro, pela Divisão de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde, apontou que houve queda de 99,65% nos casos de dengue em Ribeirão Preto, nos nove primeiros meses deste ano. Em 2016, no mesmo período, foram 34.997 casos, contra 120 neste ano.

Por outro lado, se comparado o mês de setembro de 2016, que registrou 12 casos de dengue, contra 35 deste ano, ocorreu um aumento de 191,66%, o que preocupa as autoridades de saúde.

Para Luzia Márcia Romanholi Passos,  diretora do Departamento de Vigilância em Saúde e Planejamento, não se pode baixar a guarda. “A população deve ficar alerta e continuar exercendo a principal forma de evitar a doença, com prevenção, ou seja, não deixar água parada nos ralos, olhar os vasos, tomar cuidado com as garrafas, onde o mosquito se desenvolve”, ressalta.

Embora o resultado acumulado seja positivo, as ações de combate serão intensificadas. Segundo o secretário municipal da Saúde, Sandro Scarpelini, com o início do período de chuvas, o trabalho dos agentes de saúde e a conscientização da população serão fundamentais para se manter os casos de dengue em índices reduzidos.

“Será preciso concentrarmos esforços, como o reforço no trabalho de limpeza e controle do mosquito Aedes aegypti na cidade, bloqueando o avanço das doenças que ele transmite e a conscientização da população”, disse o secretário.

Já para chikungunya houve um caso confirmado em setembro deste ano. Não houve registro da doença no mesmo período do ano passado.

Foram registrados e investigados também, nove casos de zika vírus, mas nenhum confirmado.  Em setembro de 2016, foram investigados 29 casos da doença.

Casos de microcefalia ou outras alterações neurológicas, possivelmente relacionadas à infecção pelo zika vírus, não foram relatados em setembro de 2017, contra três casos confirmados da doença no mesmo período do ano passado.

De acordo com o levantamento, não foi registrado nenhum caso de febre amarela nos nove primeiros meses deste ano.

Já a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Gripe causada pelo vírus Influenza), não não teve nenhum caso confirmado no mês passado.a

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mais Ribeirão Preto.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.