Sábado, 27 de Abril de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

27/11/2012 - Ribeirão Preto - SP

Três atividades movimentaram a Saúde neste final de semana




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Com o objetivo de informar, promover a prevenção de doenças e orientar a população, a Secretaria Municipal da Saúde, promoveu no último sábado, dia 24, três ações em regiões diferentes da cidade, que contaram com a participação expressiva de moradores das regiões visitadas.

Mutirão de Limpeza, marcando a Semana de Mobilização contra a Dengue:aconteceu na Fazenda da Barra, atendendo quatro acampamentos - Mário Lago; Luiza Marin; Índio Galdino e Santo Dias. O mutirão aconteceu das 7h30 às 13h30 e contou com a colaboração dos assentados, que retiraram materiais inservíveis, de suas áreas e os colocaram em pontos de coleta previamente determinados.

Durante o trabalho cinco caminhões com eventuais criadouros foram carregados, sendo um apenas com pneus. “Recolhemos mais de cinco mil quilos de materiais, como carcaça de tanquinhos, caixas de isopor, canos de metal, carcaças de eletrodomésticos e eletrônicos, lonas, latas, garrafas plásticas, vasos sanitários usados e pias de banheiro, cuba de tanques, entre outros”, afirmou Maria Lúcia Biagini, chefe da Divisão de Controle de Vetores e Animais Peçonhentos da Secretaria da Saúde.

Já na Unidade de Saúde da família, Ernesto Che Guevara, no bairro Maria Casagrande, foi realizado o 3º ‘Se Liga na Saúde’que teve por objetivo levar aos moradores da região, serviços de prevenção à saúde. O evento, que teve início nas primeiras horas da manhã e terminou no final da tarde, teve a participação de 200 pessoas e ofereceu orientações com relação à saúde como: prevenção ao câncer de mama, coleta de material citológico, testes de glicemia, aferição de pressão arterial e teste rápido de HIV, além de oficinas sobre alimentação saudável, ginástica laboral e higiene bucal. A grande novidade deste evento foram serviços destinados à saúde do homem como: exame de próstata, hanseníase e tuberculose.

Conseguimos atingir o nosso objetivo neste evento que foi o de envolver a população masculina. Fizemos 35 exames de próstata durante o dia”, afirmou a gerente Eliana Maria Fernandes de Aguiar Tonetto. Além disso, segundo ela, foram feitas cerca de 30 coletas de citologia e mais 60, entre exames de glicemia e testes rápidos de HIV. “Dos testes de hanseníane realizados durante o dia, foram detectados seis casos suspeitos que serão encaminhados para confirmação de diagnóstico e tratamento”, completou.

O sábado também foi movimentado na Vila Recreio, a “Feira da Saúde”, realizada na Emei Marlene Jorge dos Reis,  ofereceu aos moradores da região, serviços de prevenção à doenças, como prevenção em saúde bucal, hipertensão e diabetes, doação de córneas, orientações com relação ao planejamento familiar, álcool e drogas.

Ao todo mais de 400 pessoas passaram pela escola, buscando os mais diferentes serviços. “Fizemos 25 testes rápidos de HIV e outros 40 de acuidade visual, além dos demais serviços oferecidos”, afirmou o médico Ernesto Antonio Quintella da Cunha, gerente da Unidade. “Quero agradecer aos mais de 30 profissionais que atuaram voluntariamente nesta ação”, acrescentou.

O secretário da Saúde, Stênio Miranda, elogiou o empenho das equipes da saúde na atuação da prevenção às doenças. “Tanto o mutirão da dengue, como as atividades realizadas pelas duas unidades de saúde, tiveram como foco principal a prevenção às doenças. Ao levarmos estes serviços à população, muitas doenças podem ser evitadas ou tratadas corretamente”, afirmou.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mais Ribeirão Preto.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.