Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

20/9/2018 - Ribeirão Preto - SP

Teatro Municipal comemora Dia Nacional do Teatro com espetáculo infantil




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Prefeito municipal comparece à peça e discursa sobre a importância das artes no município 

Convencionou-se que 19 de setembro é o Dia Nacional do Teatro, data destinada a homenagear uma das manifestações artísticas mais antigas da humanidade. Estudiosos defendem que a primeira forma de teatro surgiu no Oriente, apesar de ser um conceito de teatro relacionado com rituais religiosos. Porém, o teatro como forma de arte, como conhecemos e praticamos hoje, surgiu na Grécia Antiga.

O prefeito municipal, Duarte Nogueira, compareceu ao Teatro Municipal para prestigiar o Festival TPC (Teatro Popular de Comédia), em sua 14ª. edição, que está acontecendo neste equipamento cultural municipal desde o dia 14 de setembro, com a encenação, até dia 23, de 24 espetáculos. O festival acontece semestralmente e é uma oportunidade dos alunos do TPC “estrearem” no palco.

“Neste Dia Nacional do Teatro, a Secretaria da Cultura, a Secretaria da Educação, a equipe do TPC, proporcionaram este espetáculo para vocês. Eu espero que vocês, além de terem a oportunidade de estudar, de ter acesso à cultura, tenham acesso a estas oportunidades de entretenimento, que também educam, pois serão muito importantes para vocês quando se tornarem adultos. Vocês serão pessoas mais libertas, mais maduras para entender e superar os desafios da vida. E irão descobrir novas oportunidades para serem felizes e bons cidadãos. Um grande abraço a vocês, parabéns ao elenco de Aladdin, à equipe da Secretaria da Cultura, à equipe técnica do teatro. Nós estamos restaurando a parte cênica, iluminação, a parte de som e vamos trabalhar para melhorar e reformar as 515 poltronas aqui do Teatro Municipal, para poder receber vocês e suas famílias cada vez melhor. Então, viva Ribeirão Preto! Viva o Dia Nacional do Teatro!”, enalteceu o prefeito municipal Duarte Nogueira.

De janeiro a agosto de 2018 foram realizadas 105 produções no Teatro Municipal. Espetáculos teatrais, de dança e música reuniram, ao todo, 22.553 pessoas. Até dezembro, a expectativa é que o Teatro Municipal receba mais 100 espetáculos, com uma média de público de 300 pessoas por dia.

Para a secretária da Cultura, Isabella Pessotti, “celebrar o teatro é valorizar este gênero artístico que estimula a consciência crítica, forma cidadãos participativos, aborda temas polêmicos gerando discussões frutíferas, tão necessárias neste panorama social de incertezas. A Secretaria da Cultura preza pela formação artística e tem o teatro, e as demais artes cênicas, como carros-chefes das oficinas de formação presentes no Integra. E reconhece a enorme produção teatral dos grupos de Ribeirão Preto que levam o nome da cidade para grandes festivais.”.

Teatro Municipal

Inaugurado em 1969, com linhas modernas, faz parte do Complexo Cultural Morro do São Bento. Com um palco em estilo italiano e plateia com capacidade para 515 pessoas, é cenário para espetáculos de arte, dança e música. Por ser um lugar arborizado e amplo, é usado também para eventos culturais.

O Teatro Municipal recebe cerca de 200 produções por ano, com um público estimado de 45 mil pessoas. Está destinado às atividades pertinentes ao teatro, dança, música e culturas tradicionais. Tem competência em estimular projetos que valorizem a formação de público para diferentes artes e produção artística cultural local e regional.

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mais Ribeirão Preto.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.