28/1/2015 - Ribeirão Preto - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Capacitar as entidades participantes e profissionais de organizações da sociedade civil e setor público, bem como profissionais que trabalham com ações de responsabilidade social em empresas e demais interessados em conhecer ou conceber projetos sociais para elaborar projetos coerentes com as demandas sociais. Esse é o objetivo de uma capacitação profissional organizada pelo Setor de Entidades da Secretaria de Assistência Social que teve início nesta terça-feira, dia 27, no Senac (Serviços Nacional de Aprendizagem Comercial).
A capacitação orienta quanto às exigências do financiador, no que se refere à qualidade e coerência dos quesitos considerados fundamentais para a aprovação e viabilização de um projeto social.
O curso surgiu da realidade que as organizações, sem fins lucrativos, que atuam em diferentes áreas com a perspectiva de atender a demandas sociais, cada vez mais crescentes, marcadas pela dificuldade de acesso à educação, saúde, assistência social etc. Para isso, criam projetos, por meio dos quais possam captar recursos, principalmente financeiros. No entanto, a maioria delas enfrenta dificuldades para viabilizar seus projetos devido à falta de conhecimento sobre essa ferramenta de captação, frequentemente exigida pelos financiadores. “Hoje, para ser aprovado, um projeto depende de uma avaliação criteriosa de financiadores exigentes com resultados e impactos”, explicou Maria Sodré, secretária de Assistência Social, presente no evento.
Segundo o Setor de Entidades da Secretaria de Assistência Social, o profissional formado por este curso deverá ser capaz de
identificar as oportunidades existentes na comunidade, por meio de diagnóstico participativo que contribua para a definição do escopo do projeto; planejar o projeto, utilizando a ferramenta do marco lógico, incluindo as definições dos objetivos, dos resultados esperados e indicadores que atendam às especificidades na construção de um projeto social; redigir o documento de apresentação do projeto, tendo como base um roteiro previamente estabelecido, alinhado às exigências do mercado, visando sua viabilidade em relação aos potenciais financiadores.
Em relação às empresas, por exemplo, verifica-se o aumento da preocupação em desenvolver ações que respondam às demandas sociais, na tentativa de alinhá-las à política de responsabilidade social. O debate sobre a importância de se ter um olhar para as questões ambientais, sociais e econômicas, e contribuir com o desenvolvimento sustentável, faz-se muito presente nas diversas esferas, em especial, no âmbito empresarial.
O curso, que vai até o mês de março, prevê estudo de casos, proposições de problemas, discussões em grupo, plenárias, jogos etc. Também serão promovidas exposições dialogadas e discussão sobre situações reais.
Vale lembrar que o Senac confere certificado de conclusão do curso aos alunos participantes e aprovados.
Programa –
· Definição e abrangência do projeto social
· A importância do diagnóstico para identificação de oportunidades
· Marco lógico como ferramenta de planejamento de projeto social
· O passo a passo na elaboração de projetos sociais: público-alvo, objetivos e resultados, recursos, composição do orçamento e do cronograma físico-financeiro e planejamento de ações
· Estratégias para sustentabilidade do projeto
· Exigências na assertividade dos projetos sociais para liberação de aporte financeiro
· Os diferentes tipos de avaliação e a formulação dos indicadores.
Datas: 27/01, 03/02, 24/02, 03/03, 10/03 e 24/03
Turma 1: 8h às 12h – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
Turma 2: 13h às 17h – Serviço de Proteção Social Básica
no Domicílio para Idosos e Deficientes e Serviços de Média e Alta Complexidade
Local: Senac Ribeirão Preto.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2025, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.