Sábado, 23 de Outubro de 2021

30/11/2012 - Ribeirão Preto - SP

Secretaria de Assistência Social cadastra "Famílias Acolhedoras"




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

A Secretaria de Assistência Social de Ribeirão Preto está cadastrando interessados em participar do programa “Família Acolhedora”, que acolhe provisoriamente e de forma voluntária, em sua residência, crianças e/ou adolescentes que encontram-se em risco, e como medida de proteção precisam ser afastados de sua família de origem e serem colocados sob a guarda de outra família selecionada e sob determinação judicial. O serviço funciona na Secretaria Municipal de Assistência Social, no Departamento de Proteção Social Especial da Divisão de Alta Complexidade, e é composto por uma equipe multiprofissional que organiza e executa um conjunto de ações observando princípios e diretrizes do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

A equipe realiza o processo de cadrastamento, seleção, capacitação e acompanhamento das “Famílias Acolhedoras” e concomitantemente com as “Famílias de Origem”, com a intenção de superação dos motivos que levaram a necessidade do afastamento e consequente reintegração, além de promover o acompanhamento psicossocial das criança e/ou adolescente no período de acolhimento, através da escuta individualizada e apoio emocional.

Para se cadastrar é necessário ser maior de 21 anos, sem restrição de gênero e estado civil; ter 16 anos de diferença entre a criança e/ou adolescente a ser acolhido; residir no mesmo município; não ter antecedentes criminais; não estar inserido no Cadastro Nacional de Adoção; não estar envolvido com uso de álcool e/ou drogas; não ter problemas de ordem psiquiátrica importante.

Os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Assistência Social, localizada na rua Augusto Severo, 819, na Vila Tibério. A seleção será feita por meio de entrevistas, estudo psicossocial envolvendo todos os membros da família interessada.

Após a aprovação e capacitação, as “Famílias Acolhedoras”, ficarão disponíveis para receber crianças e adolescentes por determinação judicial.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mais Ribeirão Preto.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2021, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.