Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Super Dogus - Gratuito

Mais lidas da semana

24/8/2012 - Ribeirão Preto - SP

Secretaria da Saúde realiza Seminário sobre Hepatites Virais para Agentes Comunitários de Saúde




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Com o objetivo de divulgar informações sobre as Hepatites Virais, o Programa de Doenças Sexualmente Transmissíves /Aids e Hepatites Virais e a Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde, realiza nesta sexta-feira e sábado, dias 24 e 25 de agosto, um Seminário destinado aos Agentes Comunitários de Saúde. Segundo a coordenadora do Programa, enfermeira Fátima Regina Neves, a capacitação dos profissionais tem a finalidade de instruí-los para que atuem junto às manicures e pedicures de sua área de abrangência, visando orientação e atualização da carteira vacinal. “Cerca de 100 agentes comunitários de saúde estão participando deste seminário”, informou ela.

As hepatites virais, segundo a enfermeira, são um importante problema de saúde pública no Brasil e no mundo, sendo mais comuns as causadas por vírus. Dentre estas, as hepatites pelo vírus B e C, que adquirem maior relevância por acometerem milhões de pessoas, de forma silenciosa, evoluindo ao longo dos anos para a cirrose e câncer no fígado.

Outro importante fator de transmissão da doença é o compartilhamento dos utensílios utilizados na prática diária desses profissionais para a quebra da cadeia de transmissão das hepatites virais. “A Hepatite B é uma doença que pode ser evitada com vacina e esta faz parte do calendário de imunização da criança e do adolescente, estando disponível para todas as pessoas com menos de 29 anos de idade. Acima dessa idade, ela também é oferecida em outras situações, por exemplo, para manicures”, explicou a coordenadora.

A vacina contra a he­patite B é oferecida em três doses, com inter­valo de um mês entre a primeira e a segunda dose e de seis meses entre a primeira e a ter­ceira dose ( 1 e 6 meses). Ainda não existe vacina contra a Hepatite C.

O Seminário está sendo realizado no auditório do Centro de Especialidades Central, na rua Prudente de Morais, 35.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mais Ribeirão Preto.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.