Sábado, 20 de Abril de 2024

Super Dogus - Gratuito

Mais lidas da semana

26/6/2012 - Ribeirão Preto - SP

Secretaria da Saúde capacita profissionais da UPA para acidentes com material biológico e exposição




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

O Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria da Saúde realiza nesta terça-feira, dia 26, uma oficina de capacitação para profissionais médicos, enfermeiros e farmacêuticos da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), sobre “Recomendações para abordagem da exposição sexual do HIV e  acidente com material biológico para profissionais de saúde – Acidente Ocupacional”.

Segundo a enfermeira Fátima Regina Neves, a profilaxia pós-exposição sexual  (PEP) é uma medida de prevenção que consiste no uso de medicamento até 72 horas após a relação sexual, para reduzir o risco de transmissão do HIV (vírus da Aids), quando ocorrer falha ou não uso da camisinha. “Mas ela não é indicada para todos e nem deve ser usada a qualquer momento. Ela não substitui o uso da camisinha e não deve ser utilizada em exposições sucessivas, pois seus efeitos colaterais pelo uso repetitivo são desconhecidos em pessoas HIV negativo”, alerta ela.

Já a quimioprofilaxia pós-acidente ocupacional com material biológico é recomendada aos profissionais de saúde que sofreram exposições com risco significativo de contaminação pelo HIV e Hepatites Virais.

Nesta oficina abordaremos as possibilidades de soroconversão, realização do teste rápido para triagem do HIV, estabelecimento de fluxo assistencial e, principalmente,  instrumentalização dos profissionais da UPA para acolher com resolutividade os casos que se apresentarem”, explicou a enfermeira.

A equipe da UPA atenderá aos  acidentes ocupacionais e  à PEP, no período das 16h às 7h e aos sábados, domingos e feriados. Durante a semana, das 7h às 16h, o atendimento é no Centro de Referência em Especialidade Central, localizado na rua Prudente de Morais, 35.

A capacitação será oferecida em dois grupos: das 9h às 11h e das 14h às 16h, na sala de reuniões da SAMU, anexo a UPA. Segundo Fátima Neves, este trabalho é desenvolvido em parceria com o Laboratório Municipal.

 

 


Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mais Ribeirão Preto.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.