Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

9/1/2018 - Ribeirão Preto - SP

Secretaria da Saúde alerta pessoas que ainda não se vacinaram contra a febre amarela




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Em 2017 foram aplicadas em Ribeirão Preto mais de 96 mil doses da vacina e cidade atingiu quase 100% do público alvo 

Com a divulgação de casos confirmados de febre amarela em primatas não humanos e em humanos na região da Grande São Paulo, a Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto tranquiliza a população e informa que no ano de 2017, foram aplicadas 96.206 doses das vacinas. Em 2017 nenhum caso da doença foi registrado na cidade.

Mesmo sem casos registrados na cidade, a Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde tem mantido as atividades de envio de material coletado de macacos para exames para febre amarela.

Foram encaminhados, até dezembro de 2017, 161 amostras para exames e dessas apenas duas amostras se mostraram positivas em janeiro do ano passado. Todos os outros resultados recebidos até o momento (150 resultados) foram negativos para a doença.

Embora a cobertura vacinal tenha atingido quase 100% do público alvo, a Secretaria da Saúde alerta quem ainda não se vacinou a procurar as unidades de saúde.

A diretora do departamento de Vigilância em Saúde e Planejamento da secretaria, Luzia Márcia Romagnoli Passos, afirma que Ribeirão Preto apresenta elevada cobertura vacinal.

“Desde 1992 nosso município é considerado como área de recomendação para vacinação. Por isso houve muito comprometimento de todos os profissionais envolvidos nas campanhas”, explica a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde.

Luzia Márcia relata ainda que o acumulado de doses aplicadas desde então, contabiliza mais de 840.000 doses aplicadas como primeira dose em Ribeirão Preto. A orientação do Ministério da Saúde é de apenas uma dose de vacina para a proteção contra a doença.

“No entanto, por estarmos no período do ano onde ocorre maior circulação viral do vírus da febre amarela entre os primatas não humanos, reiteramos a orientação para todos os munícipes que ainda não se vacinaram, que procurem as salas de vacina das unidades de saúde para receberem a vacina” alerta.

Quem encontrar um macaco morto deve telefonar para 3628-2015 e 3626-6596, para o recolhimento e envio para exames.

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mais Ribeirão Preto.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.