Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Super Dogus - Gratuito

Mais lidas da semana

27/9/2017 - Ribeirão Preto - SP

Saúde reformula regulação de pacientes de fisioterapia para acabar com fila de espera




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Com o objetivo em otimizar a fila de espera para os atendimentos de fisioterapia em ortopedia da rede municipal de saúde de Ribeirão Preto, a SMS,  em parceria com a Universidade de São Paulo e Governo Federal, por meio do Pró Saúde e Programa de Residências  Multiprofissionais, está realizando uma série de ações estratégicas para acabar com a demanda reprimida na especialidade que passa de 3 mil pacientes.

A última ação, que aconteceu  em 11 de setembro, no anfiteatro do CEREST, foi a capacitação dos fisioterapeutas da rede, com foco no  autocuidado e prescrição de exercícios domiciliares aos pacientes. 

Foram explorados também temas relacionados ao atendimento em grupos, orientações domiciliares, protocolo de alta aos pacientes ortopédicos e avaliações para a montagem de grupos conforme a patologia e comprometimentos.

A atividade teve a participação de 22 fisioterapeutas da rede municipal, do Hospital Santa Lydia  além de residentes e graduandos da USP.

O evento teve também palestra ministrada  pela fisioterapeuta Jaqueline Martins Priuli com o tema “Técnicas para Aprimorar a Comunicação Empática com os Pacientes”.

A residência multiprofissional, por meio de quatro residentes, elabora cartilhas de exercícios.

“Estão sendo articulados esforços para estimular a melhora do fluxo dos atendimentos de reabilitação para a população do município e acabar com a demanda reprimida”, explicou a fisioterapeuta.

“Essa capacitação é parte da estratégia que estamos elaborando desde o início do ano para otimizar a fila de espera com  pacientes crônicos em fisioterapia, uma das maiores que há na rede atualmente”, explica a responsável pela regulação em fisioterapia da Secretaria da Saúde, Roberta Zucoloto Abreu.

Para isso, algumas modificações foram necessárias. Entre elas, os procedimentos na regulação de pacientes. Após vários anos sendo reguladas por médicos, as guias para fisioterapia hoje são feitas por um profissional fisioterapeuta.

Novo conceito na regulação de fisioterapia

A fisioterapeuta Roberta Zucoloto Abreu explica que dentro dessa nova sistemática, o fluxo e protocolo de encaminhamento para a fisioterapia  estão sendo reformulados e padronizados.

Outras modificações precisaram ser feitas. Em maio deste ano, houve uma força-tarefa envolvendo fisioterapeutas da rede municipal, prestadoras e centros de reabilitação CIR/CER.  O objetivo foi separar e organizar as guias existentes por patologias e datas cronológicas, sendo computadas as guias de fila de espera para atendimentos diversos de fisioterapia.


Feito isso,  de 20 a 30 de junho, foi realizado um mutirão, por contato telefônico, com ajuda dos residentes em fisioterapia da USP, que aguardam atendimento na área de ortopedia.

“Com esse trabalho, pudemos mapear a real situação da fila na área e a partir disso, iremos viabilizar estratégias para otimizar  a fila de espera com eficácia”, disse Roberta Abreu.

Os atendimentos estão sendo divididos entre  Centro Saúde Escola (CSE)  Cuiabá, Hospital Santa Lydia, NGA,  CIR/CER, Barão de Mauá e Unaerp.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mais Ribeirão Preto.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.