Terça-Feira, 16 de Abril de 2024

Super Dogus - Gratuito

Mais lidas da semana

28/3/2018 - Ribeirão Preto - SP

Sábado tem espetáculo "Alguma coisa a ver com uma missão" na Praça XV




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Acontece, neste sábado (31/03), às 19h, na Esplanada do Teatro Pedro II, na Praça XV, região central de Ribeirão Preto, o espetáculo "Alguma coisa a ver com uma missão", uma criação livremente inspirada no texto "Lembrança de uma revolução: A Missão" de Heiner Müller. O espetáculo, e posterior debate, é incentivado via lei estadual, Programa de Ação Cultural (ProAC), e tem apoio da Secretaria Municipal da Cultura.

Release do espetáculo

Duas mulheres - Uma auxiliar de enfermagem e uma gari – são convocadas, através de sonho, a viajar no tempo pelas águas da Calunga (palavra banto que significa mar, oceano e grande cemitério). Elas fazem o trajeto guiadas por uma barqueira que lhes transmite uma missão. Cada parada no percurso é um enigma que as personagens devem desvendar para cumprir seus destinos. Por intermédio desta alegoria, Os Crespos transportam o público para uma viagem que remonta as revoltas e os levantes negros responsáveis por nossa liberdade e símbolos da resistência de um povo.

O espetáculo se inspira na musicalidade banto para criar músicas próprias, além de fazer arranjos para alguns vissungos originais. Os músicos acompanham o público e os atores em todo o trajeto.

Sobre o Espetáculo

O projeto de criação do espetáculo investigou as evoluções locais e revoluções políticas latino-americanas a partir dos levantes negros no Brasil e no Caribe, tendo em vista a construção imaginária de uma revolução poética a favor da abolição do racismo.

Através de uma viagem na qual passado e futuro se encontram, personagens movimentam-se dentro da nossa sociedade compreendendo as lutas por liberdades diversas como tochas acesas para o estopim das transformações sociais antirracistas.

O espetáculo acontece nas ruas do Centro e busca intervir no cotidiano da cidade, dialogando com o espaço público. A travessia do Atlântico se confunde com os caminhos de pedra das ruas e praças, os contornos da paisagem viram cenário e personagens na trama. Passado e presente se encontram, dialogam com o dia-a-dia dos transeuntes e do comércio e, desse encontro, surgem espaços hipotéticos de possíveis sociabilidades e confrontos, conquistas e transformações.

Pessoas reais, atores e não atores, vivendo por alguns minutos uma nova ordem de coisas, onde o cerceamento das liberdades e do acesso aos direitos pode ser questionado, revisto, revolucionado.

Sobre a Cia

Os Crespos é um coletivo teatral, composto por atores negros, que realiza pesquisas cênica e audiovisual, além de promover debates e intervenções públicas. Formado na Escola de Arte Dramática EAD/ECA/USP, está em atividade desde 2005, tendo realizado excursões por diversas regiões do Brasil e também Alemanha e Espanha. A Cia também realizou, ao longo desses 12 anos, 2 edições da Mostra Cinematográfica “Faz lá o Café”, a 1.a Mostra de Teatro Negro de São Paulo, os premiados curtas “D.O.R”, “Nego Tudo” e “Ser ou Não Ser” e está na edição do 2º número da revista de Teatro Negro “Legítima Defesa”.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mais Ribeirão Preto.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.