Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Super Dogus - Gratuito

Mais lidas da semana

29/10/2012 - Ribeirão Preto - SP

Ribeirão Preto se prepara para o 3º Festival Nacional de Teatro de 1º a 18 de novembro




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Além dos oito selecionados, evento receberá três espetáculos convidados


“Encontro de Dois”, de São José dos Campos, SP, um dos selecionados


Ribeirão Preto já começa a “respirar” teatro com a proximidade do 3º Festival Nacional de Teatro, que acontecerá na cidade, de 1º a 18 de novembro, recebendo os oito espetáculos selecionados e mais três especialmente convidados. O 3º Festival Nacional de Teatro de Ribeirão Preto é uma realização da Secretaria Municipal da Cultura, juntamente com o Movimento Teatreiros de Ribeirão Preto, patrocínio da Vivo, por meio do Programa Cultural Vivo EnCena e Centro Universitário Moura Lacerda, e irá acontecer em vários espaços culturais da cidade, como Teatro Municipal, Teatro Minaz, Teatro Sesi, Sesc, Moura Lacerda e Theatro Pedro II.

No período de 1º a 8 de novembro haverá a ‘1ª Mostra Panorama Zero 16’, com espetáculos de grupos de teatro locais, em vários espaços alternativos da cidade, como Casa das Artes, Telhado Cultural, A Coisa, entre outros. “Ninguém Taí”, “Roda Gigante”, “Abra seus Olhos” e “Lesados”, são alguns dos espetáculos da Mostra Panorama.

Para o ator e diretor Flávio Racy, integrante do Movimento Teatreiros Ribeirão Preto, é importante o fato de que este ano o movimento teatral atua diretamente na conceituação e no planejamento do festival, em parceria com a Secretaria da Cultura. Ele também reconhece a importância do Festival tornar-se nacional, “possibilitando o encontro dos artistas e do público ribeirão-pretano com obras criadas em outros lugares e outras experiências”, observa o ator.

Racy explica que a ‘Panorama Zero 16’ é uma mostra local e simultânea, organizada diretamente pelo movimento teatral. “Com o compromisso de continuar como nas edições anteriores, mostrando para a cidade o que produzimos de arte em Ribeirão Preto”, completa.

Para a secretária municipal da Cultura, Adriana Silva, chegar na 3ª edição com a abertura para a participação de grupos de todo o Brasil, é um crescimento muito positivo para o Teatro de Ribeirão Preto. “Conseguir manter a sequência é uma vitória para a cidade. A Comissão Julgadora foi bastante criteriosa e, segundo eles, o resultado está à altura de festivais mais antigos no Brasil. Teremos três grandes espetáculos convidados, com apresentações sem bilheteria, e que viabilizará a participação de todos. Além dos espetáculos, no período do festival, o debate sobre a arte será contínuo e isso colabora com o fortalecimento do movimento teatreiro da cidade”, ressalta Adriana.

Segundo Expedito Araújo, curador artístico do programa cultural Vivo EnCena,  estimular um projeto como este, inserindo também espetáculos convidados na programação “é viabilizar através do Festival ações inovadoras no âmbito das artes cênicas onde potencializam-se os intercâmbios entre artistas e organizações, sobretudo na cidade de Ribeirão Preto, polo de grupos e artistas com ações singulares, que cada vez mais ganham espaço, dadas as particularidades de suas expressões, na cena nacional”.

Espetáculos selecionados – Cia. Eucasquatro (Santo André-SP): "Sobre Pedras e Flores - Uma Metáfora sobre o Amor", Circe (Piraçaí-SP): “Yaguaretéa,  Cia. do Estômago Brasileira de Teatro (Ribeirão Preto-SP): “A.B.Ismo”, Fabiana Silva Martins (Ribeirão Preto-SP): “Alexandre Entre Xiquesxiques e Mandacarus”, Cortejo Teatro e Cia (Três Rios-RJ): “Uma História Oficial”, Cia. Andante (Itajaí-SC): “Espia Só! Teatro lambe-lambe, Quase9 Teatro (São José dos Campos-SP): “Encontro de Dois”, Coletivo de Artes Cênicas (Jacareí-SP): “Os Cavalos Refugam Perante o Abismo”.

Espetáculos convidados – Dois virão por intermédio do Programa Cultural Vivo EnCena: “Camille e Rodin” e o infantil “Meio Lá, Meio Cá”.  O espetáculo “O Homem, A Besta e A Virtude”, com patrocínio da Pirelli, Pneuac e Campneus e com o apoio do ProAC e no seu elenco está a atriz ribeirão-pretana Débora Duboc.

Mais informações pelo fone (16) 3636-1206, nos ramais 226 e 230 ou no blog do festival: http://festivaldeteatroribeiraopreto.blogspot.com.br



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mais Ribeirão Preto.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.