Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Super Dogus - Gratuito

Mais lidas da semana

13/7/2020 - Ribeirão Preto - SP

Ribeirão Preto participa de troca de experiências com a Holanda no combate à Covid-19




Prefeito Duarte Nogueira mediou debate entre prefeitos de Fazenda Rio Grande (PR) e das cidades holandesas Haarlem e Den Bosch

Fotos: Alexandre de Azevedo

 

Ribeirão Preto participou, nesta sexta-feira (10), de uma reunião entre prefeitos do Brasil e da Holanda para trocar experiências sobre ações de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. O evento, mediado por Duarte Nogueira, foi organizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e ocorreu por videoconferência.


Participaram o prefeito Márcio Wozniack, de Fazenda Rio Grande (PR), e os holandeses Jos Wienen e Ufuk Kâhya, prefeito de Haarlem e vice-prefeito de Den Bosch, respectivamente. Os principais temas discutidos foram regras de distanciamento social, retomada das atividades pós-distanciamento e coesão entre os governos.


“Foi um diálogo muito produtivo para troca de experiências. Na verdade, a pandemia impôs para todo o planeta as mesmas privações, apenas mudou as etapas e os momentos em que aconteceram, mas as medidas são muito semelhantes. Nós, brasileiros, aprendemos muito com os europeus, porque tiveram os problemas mais graves antes do que nós e tivemos a chance de aproveitar a experiência, acertos e erros”, disse o prefeito Duarte Nogueira.

 


Haarlem, capital da província da Holanda do Norte com 161.265 habitantes, registrou 170 pacientes hospitalizados com Covid-19 e nenhum óbito entre os dias 23 de junho e 7 de julho. Den Bosch, capital da província de Brabante do Norte com 154.205 habitantes, tem 116 pacientes hospitalizados e quatro mortes confirmadas no mesmo período. No total, a Holanda conta 51.055 casos e 6.155 mortes. O município Fazenda Rio Grande confirmou 514 casos e 19 óbitos desde o início da pandemia e, no Estado do Paraná, são 37.001 casos e 914 mortes.


"Nossa cidade foi a primeira a ser atingida pelo vírus na nossa região. Para ser mais homogêneo e garantir que não houvesse desinformação, fizemos com que as províncias trabalhassem juntas desde o primeiro dia, adotando o que chamamos de lockdown inteligente. Criamos regras iguais para todas as províncias para não haver confusão e garantir que o vírus não se espalhasse", afirmou Ufuk Kahya.

 


De acordo com Jos Wienen, após o período de lockdown, a maior parte da população demonstrou compreender a importância do distanciamento social para evitar novos casos. "A única forma de impedir novos surtos é com o distanciamento social, pois vai demorar para termos soluções médicas e, até lá, precisaremos manter todos os cuidados", disse, ressaltando a importância do apoio obtido pelo governo nacional durante toda a crise: "todas as medidas tomadas foram preparadas pelo governo nacional. Desde o início, tivemos uma estrutura especial, porque sabíamos que, se houvesse uma emergência, precisaríamos de uma organização especial para combatê-la, assim como os riscos que viriam".


Márcio Hosnieck ressaltou que sua região representa 3,7 milhões de habitantes, onde foi criado um fórum metropolitano de prefeitos para implantar ações restritivas de forma coletiva. "Foi muito importante a união de ideias e de poderes no combate à pandemia. Nosso país é muito grande e, por isso, é difícil ter uma ação similar em todo o Brasil e nos unimos ao governo local. Temos tomado decisões duras, porém necessárias, para alertar as pessoas em relação aos cuidados para conseguirmos sair da pandemia rapidamente", afirmou.


A íntegra da reunião pode ser assistida no Facebook da FNP por meio do link www.facebook.com/FrenteNacionaldePrefeitos/videos/277999026854782/ 
 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mais Ribeirão Preto.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.