Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Super Dogus - Gratuito

Mais lidas da semana

2/8/2012 - Ribeirão Preto - SP

Ribeirão Preto figura em Catálogo da Fifa para ser Centro de Treinamento da Copa do Mundo de 2014




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Ribeirão Preto está entre as 42 cidades que podem funcionar como Centro de Treinamento (CT) de uma seleção durante a Copa do Mundo de 2014. A primeira versão da brochura eletrônica oficial de Centros de Treinamento de Seleções para escolha das equipes em 2014 foi divulgada nesta quarta-feira, dia 1º de agosto, às 10h, no Museu do Futebol, no Pacaembu, em São Paulo. Nesse catálogo Ribeirão Preto figura com dois locais de treinamento e dois hotéis considerados aptos: o estádio de Santa Cruz e o Campo do Olé Brasil e os hotéis JP e do próprio Olé Brasil.

Nesta primeira versão do catálogo aparecem 54 locais em 14 estados do País. Desse total, 15 cidades da lista apresentada pela Fifa (Federação Internacional de Futebol Amador) ficam no Estado de São Paulo. A lista será enviada às federações que ainda estão participando das Eliminatórias para a Copa do Mundo da Fifa 2014.

De acordo com a Fifa, a lista é uma recomendação da entidade para as seleções e será enviada para todas as federações que estão disputando as eliminatórias. Caso um CT fora do catálogo seja escolhido, a federação terá que conversar com a Fifa para a inclusão do local na lista de credenciados. Uma segunda versão será divulgada no segundo semestre de 2013 e novos Centros de Treinamentos poderão se inscrever para serem vistoriados pelo COL. O caderno completo, no segundo semestre de 2014, deverá ter entre 80 e 90 centros (o mínimo é 64).

Cada seleção da Copa escolherá oficialmente seu CTS depois do sorteio dos grupos do Mundial, marcado para dezembro de 2013, na Costa do Sauípe, na Bahia. O prazo limite para a definição é janeiro de 2014. País-sede, só a Seleção Brasileira já está classificada. Mas algumas federações já enviaram representantes ao Brasil para visitar alguns clubes e campos, como Inglaterra, Austrália, Bélgica, Alemanha e Japão.

Outras janelas de inscrições acontecerão nos próximos meses. A segunda versão da brochura será divulgada no primeiro semestre de 2013 e a versão final no segundo semestre do mesmo ano. Os locais que se inscreverem nas próximas janelas poderão ser incluídos nas novas versões, bem como outros que não foram incluídos inicialmente poderão se adequar e fazer parte da lista.

Centros de Treinamento – Os Centros de Treinamento de Seleções são locais que servem como base de uma seleção durante a Copa do Mundo da Fifa e são gerenciados pelas próprias seleções. Toda a estrutura é montada pelas seleções, sem nenhuma ingerência do COL ou da Fifa. São compostos por um local de treinamento e um hotel oficial. Não existe limite de CTS para uma mesma cidade ou um mesmo estado. É levada em conta a qualidade técnica dos locais oferecidos. Uma mesma cidade pode ter mais de um CTS, enquanto outras poderão não ter nenhum.

Mapeamento – Para compor este enorme mapeamento, as equipes do COL, da FIFA Accommodation Office (FAO) e da Arena (empresa contratada pelo COL para realização de serviços técnicos de monitoramento em campos de treinamento e estádios), formada por 27 profissionais, percorreu 150 mil quilômetros. Chegaram ao COL 279 inscrições de locais de treinamento, que foram analisados presencialmente ou por meio de projetos.

Ficamos surpresos com o volume de inscrições nestas primeiras janelas. Com esta primeira versão, já conseguiremos chegar bem perto da meta obrigatória, que é oferecer 64 pareamentos para a escolha das seleções. Foi um trabalho intenso, mas que resultou em um mapeamento bem completo”, ressaltou o gerente de competições e serviços às equipes do COL, Frederico Nantes, que acompanhou a divulgação ao lado de Ricardo Trade, diretor de Operações do Comitê Organizador da Copa de 2014; do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin; do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, prefeitos das cidades candidatas, entre outras autoridades.

Estádio Santa Cruz – O estádio Santa Cruz foi confirmado  como um dos possíveis Centros de Treinamento de seleções para a Copa do Mundo de 2014. A casa botafoguense está agrupada com o hotel JP em um dos dois projetos para seleções que poderão realizar pré-temporada antes do Mundial, em Ribeirão Preto. A cidade foi confirmada como uma das 54 subsedes divulgadas pela FIFA, em São Paulo.

Representantes do Governo Municipal estiveram presentes no Museu do Futebol e receberam a notícia da escolha. O presidente do Botafogo, Gustavo Assed Ferreira, comemorou a notícia e o fato de estar junto da cidade nessa grande conquista.

O CT Manoel Leão Celeiro de Campeões, recentemente empossado pelo Botafogo Academy, projeto de intercâmbio do clube ribeirão-pretano, é o outro local escolhido para abrigar uma seleção. O complexo que fica localizado às margens da rodovia Abraão Assed – sentido Ribeirão Preto-Serrana – conta com toda a estrutura de hotelaria, cinco campos, restaurantes, departamento médico, vestiários, salas para palestras, setor administrativo, piscina, área para lazer e fica afastado do centro da cidade, o que pode atrair ainda mais uma seleção.

O estádio Santa Cruz também está incluso no projeto do CT Manoel Leão Celeiro de Campeões, caso alguma seleção necessite do local para a realização de amistosos antes do Mundial.

Olé Brasil – O CT Santa Iria, do Olé Brasil, também poderá ser um dos locais de treinamentos para uma seleção que escolher o município.

O CT Santa Iria é reconhecidamente como um Centro de Treinamentos de excelência e dispõe de todos os recursos necessários para os treinos e preparação de uma equipe de futebol profissional. Desde o segundo semestre de 2010, todas as categorias de futebol do Comercial Futebol Clube usufruem das dependências do local.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mais Ribeirão Preto.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.