Terça-Feira, 17 de Outubro de 2017

28/6/2012 - Ribeirão Preto - SP

Procon-RP orienta usuários a planejar uma viagem




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

O mês de julho está chegando e com ele as férias escolares, período em que muitos pais aproveitam para tirar uns dias de descanso e levar os filhos para um passeio ou uma viagem curta. Para ajudar você a evitar aborrecimentos em momentos que devem ser exclusivamente prazerosos, o Procon RP orienta usuários a planejar as férias com dicas e informações para uma viagem sem transtornos.

A atenção ao planejar uma viagem pode evitar muitos problemas futuros. Temas como transportes rodoviários, extravio de bagagens, locação de veículos e venda de hospedagem em sites coletivos, são alguns dos assuntos apresentados no Guia que auxilia os futuros viajantes.

“A pesquisa de preços é vital. A oferta por meio de anúncios e folhetos deve conter informações claras e precisas referentes à viagem: valores cobrados nas partes aérea e terrestre, categoria das passagens, taxas de embarque, tipos de acomodação (quarto duplo, individual), traslados, refeições oferecidas, guias, número exato de dias, juros nos pagamentos a prazo e, por fim, despesas extras que ficarão por conta do consumidor”, declara Paulo Garde, coordenador do Procon RP.

Dicas: No caso de viagens internacionais, fique atento para as questões de câmbio de moeda, pois isso afeta decisivamente os gastos de maneira geral. Nas compras realizadas com cartão de crédito, a conversão será feita para pagamento em real na data de vencimento do fechamento da fatura. Vale, portanto, verificar a conveniência de optar por outras formas de pagamento como traveler check, por exemplo.

Turismo aventura - Trata-se de uma modalidade de turismo direcionado a aventura ou ecologia como, por exemplo: safari, caminhadas na mata e/ou montanha, mergulho em cachoeiras, entre outros. Para contratar este tipo de pacote procure uma agência especializada, informando-se:

- Sobre todos os dados que cercam o programa, como qual o grau de dificuldade do roteiro;

- Quais as atividades inclusas e as características da região;

- Se é necessário fazer previamente cursos específicos e qual o condicionamento físico exigido conforme a atividade escolhida;

- Se o tipo de programa escolhido contará com a presença de um guia especializado.

Deve ser verificado, ainda, se haverá pernoite, em caso positivo se estão inclusos: barraca, hotel, motel, cobertor, colchonete e alimentação. Certifique-se de que, na região, exista atendimento voltado para socorro em caso de emergência.

Informe-se previamente sobre roupas apropriadas para vestir e levar e, também quanto a equipamentos, objetos e produtos de primeira necessidade que deverão fazer parte da bagagem.

Cruzeiros Marítimos - Na hora da escolha não deixe de levar em consideração a existência de uma temática para a viagem: romântico, fitness, gastronômico, cultural, etc., ou se é um cruzeiro comum.

Faça uma pesquisa levando em conta: o preço total; opções de pagamento; duração do passeio; locais de saída (se o transporte terrestre ou aéreo está incluso no pacote); número de refeições diárias; hospedagem nos portos visitados; taxas que são cobradas; categoria da cabine e a sua localização. Outra dica é verificar junto ao seu agente sobre eventuais promoções.

Quem vai com crianças deve verificar sobre a existência de monitores e atividades direcionados a elas. Deve-se ficar atento quanto ao custo adicional durante os cruzeiros que costuma ser cobrado em dólar ou em cartão magnético pessoal – combinado com o número de um cartão de crédito internacional, que os passageiros recebem no check-in.

Informe-se previamente sobre a necessidade de vistos, vacinas e autorização para viagens de menores. Fique atento a utilização de celular, a ligação poderá sair muito cara. Dependendo da origem (bandeira) do navio, sua ligação poderá ser considerada como internacional. Obtenha informações junto à operadora da linha como também com o seu agente de viagem

O contrato - No contrato (ou ficha roteiro de viagem) deve constar tudo o que foi acertado verbalmente e oferecido pela publicidade;

- As cláusulas que possam colocar o consumidor em desvantagem exigem maior atenção, sobretudo quanto à possibilidade de alterações nos hotéis, passeios, taxas extras; transportes e multa em caso de cancelamento;

- Guarde uma via datada e assinada, além de todos os prospectos, anúncios e folhetos publicitários, que integram o contrato;

- Fechado o negócio, a agência deve fornecer os vouchers (comprovantes de reserva de hotéis, traslados etc.) bem como recibos dos valores pagos, bilhetes, passagens com datas de saída e chegada;

- Informe-se sobre a necessidade de vistos, vacinas, autorização para viagens de menores, entre outros, providenciando-os antecipadamente. É importante ficar atento aos horários e chegar aos locais de saída dos grupos com antecedência. Não se esqueça de verificar os limites alfandegários para gastos no exterior.

Seguro Viagem - Se no valor do pacote turístico não estiver incluso algum tipo de seguro viagem, ele poderá ser contratado por meio das próprias agências ou de uma corretora de sua confiança. Nos pagamentos de passagens aéreas por meio de cartão de crédito muitas vezes inclui-se seguro de viagem.

A apólice pode abranger não somente doenças, medicamentos e morte, como também extravio de bagagem. Portanto, defina qual a cobertura que mais atende a suas necessidades e peça que ela seja estipulada claramente no contrato, assim como: período e no que consiste a cobertura; valor da indenização; cláusulas de exclusão de cobertura ou de cancelamento; cobertura a terceiros, se houver; identificação das partes envolvidas etc.

No caso de já possuir uma apólice de seguro de vida, verifique junto à seguradora se há cobertura para eventuais imprevistos durante viagens.

Compras pela internet

- Dê preferência a sites registrados no Ministério do Turismo (www.cadastur.turismo.gov.br);

 - Ao contratar um pacote via internet, solicite receber uma confirmação de reserva por fax ou email;

- Imprima a programação do pacote, incluindo serviços oferecidos (traslado, passeios, hospedagem, etc.);

- No caso de passagens aéreas, consulte os preços com agentes de viagens, pois os sites nem sempre informam sobre combinações tarifárias.

De acordo com o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, você pode desistir da compra 7 dias após a contratação, caso a mesma tenha sido feita fora do estabelecimento comercial (internet e telefone, por exemplo).

Mais informações sobre o assunto podem ser obtidas na sede do Procon – RP, localizado na Rua Duque de Caxias, 1181, no Centro. O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 16h. Telefones: 0800.77.29.198 , 3632 0041 e 3931 3332.

 

 


Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mais Ribeirão Preto.


Enviar esta notícia por email
Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2017, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.