Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

22/6/2012 - Ribeirão Preto - SP

Prefeitura decreta luto pela morte do arcebispo Dom Joviano de Lima Junior




 

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

A prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera, decretou luto oficial de três dias devido ao falecimento, nesta quinta-feira, dia 21 de junho, do arcebispo de Ribeirão Preto, Dom Joviano de Lima Junior, que está na arquidiocese desde abril de 2006, quando sucedeu Dom Arnaldo Ribeiro.

A Prefeitura também distribuiu nota lamentando o ocorrido, onde a prefeita assim se manifesta: “Foi com pesar que recebemos a notícia da morte de arcebispo de Ribeirão Preto, Dom Joviano de Lima Júnior. Na cidade desde 2006, quando sucedeu Dom Arnaldo Ribeiro, sempre demonstrou interesse pelo dia a dia da cidade, além dos valores espirituais. Comprometido com as causas sociais, desenvolveu um belíssimo trabalho à frente da Arquidiocese”.

Dom Joviano estava internado no Hospital São Francisco desde o dia 10 de junho de 2012. Enfrentava, há cerca de três anos, um tratamento contra um câncer no intestino. O velório será na Catedral Metropolitana de São Sebastião, tão logo a chegada do corpo. O sepultamento está marcado para as 16h deste sábado, dia 23 de junho, na Catedral, após a celebração Exequial.

Nascido em Uberaba em 23 de abril de 1942, Dom Joviano tem um extenso currículo de dedicação à vida religiosa. Escreveu alguns livros sobre Liturgia e colaborou em diversos periódicos e revistas no Brasil e no exterior (Itália e USA). Foi assistente eclesiástico do Instituto Secular Servitium Christi, inspirado no carisma sacramentino.

Foi ordenado bispo pelas mãos de Dom Geraldo Majella Agnelo, Dom Constantino Amstalden e Dom Benedito de Ulhôa Vieira.

Em Ribeirão Preto, desde  a  sua posse no dia 3 de junho de 2006, ordenou 16 presbíteros  diocesanos e 1 religioso.

 Foi  vice-presidente do Regional Sul 1, membro da Comissão Episcopal Pastoral para Liturgia da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), membro do Conselho Permanente da CNBB e  presidente  da Comissão Episcopal Pastoral para Liturgia da CNBB.

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mais Ribeirão Preto.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.