Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Super Dogus - Gratuito

Mais lidas da semana

19/3/2020 - Ribeirão Preto - SP

Novo coronavírus: boletim epidemiológico de Ribeirão Preto desta quarta-feira, 18 de março




Foram notificados, até o momento, 84 casos; 13 foram descartados e 71 estão em investigação

A Secretaria Municipal da Saúde atualizou nesta quarta-feira (18) os casos suspeitos do novo coronavírus (covid – 19) em Ribeirão Preto. Os boletins epidemiológicos sobre a situação dos casos suspeitos na cidade serão divulgados diariamente, a partir das 17h. Ribeirão Preto não tem nenhum caso confirmado.

 

Levantamento do Departamento de Vigilância em Saúde mostra que, dos 84 casos notificados, 13 foram descartados e 71 aguardam o resultado. Os exames foram encaminhados para análise ao Instituto Adolfo Lutz, na capital paulista.
 
Acompanhamento dos casos suspeitos
Sobre o acompanhamento dos casos suspeitos, a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Luzia Márcia Romanholi Passos, explicou que o monitoramento é diário.
 
“Estamos acompanhando via telefone, com ligações diárias, questionamentos e monitoramento constante sobre o estado clínico e outras informações sobre o estado desses pacientes. Quando necessário, fazemos visita domiciliar, como já foi feito em um caso, com todo cuidado, mas tem transcorrido de maneira tranquila” informou.

 

A partir da próxima segunda-feira (23), a Secretaria Municipal da Saúde promoverá uma série de mudanças nos atendimentos e adaptações no fluxo de pacientes da rede pública de saúde para enfrentar o novo coronavírus (covid–19) e proteger a população de Ribeirão Preto.

 

UBDS Vila Virgínia
Todos os atendimentos da atenção básica da Unidade Básica e Distrital de Saúde (UBDS) Dr. Marco Antonio Sahão, na Vila Virgínia, serão transferidos para o Centro de Referência em Especialidades (CRE), que fica na rua Abílio Sampaio, 637, no mesmo bairro. 

 

A UBDS Vila Virgínia passará a atender exclusivamente urgências, emergências e fluxos de casos do novo coronavírus.

 

Já os atendimentos do Centro de Referência em Especialidades (CRE) da Vila Virgínia passarão a ser realizados no Centro de Referência em Especializados (CRE Central), localizado na rua Prudente de Morais, 35 - Centro.


Transporte de pacientes UBS Ribeirão Verde

Outra mudança, a partir de segunda-feira, é na van que faz o transporte de pacientes da UBS Herbert de Souza (Betinho), no Ribeirão Verde, para a Unidade Básica e Distrital de Saúde (UBDS) Dr. Sergio Arouca, no Quintino II, que será suspensa temporariamente, até segunda ordem. A determinação é para evitar ao máximo a aglomeração de pessoas para prevenir o contágio da doença.


Atendimento odontológico
A Divisão Odontológica suspendeu, a partir de 17 de março, os atendimentos odontológicos aos pacientes agendados.
 
Os atendimentos odontológicos na rede pública de Ribeirão Preto serão realizados apenas em pacientes que estejam em situação de urgência e emergência odontológica.

 

Durante o atendimento das urgências não poderão ser atendidos dois pacientes ao mesmo tempo. Após atendimento, deve-se fazer assepsia dos equipamentos (cadeiras, equipos etc.) e ventilação (se possível) das salas.
 
Estão suspensas, também, todas as atividades e ações coletivas como grupos de gestantes, clínica do bebê, escovação dental supervisionada, grupos de diabéticos e hipertensos, triagens e a Campanha de Prevenção Precoce do Câncer de Boca.
 
As determinações são válidas até o dia 30 de março de 2020 ou mediante novas orientações da Secretaria Municipal da Saúde.
 
Estrutura de atendimento
O secretário municipal da Saúde, Sandro Scarpelini, afirmou que Ribeirão Preto tem estrutura para atender casos da doença e pediu tranquilidade à população.
 
“Estamos reunindo, toda semana, representantes de vários órgãos públicos e privados em saúde de Ribeirão Preto e do Estado, e digo que, desde o início, estamos unidos com todas as estruturas no combate, tratamento e prevenção do coronavírus para dar a melhor resposta à população. Estamos com nenhum caso positivo, mas as coisas podem mudar e estamos preparados para fazer o atendimento, portanto, estamos com todo o sistema de saúde público e privado conjuntamente trabalhando para dar a melhor resposta possível à sociedade”.
 
Cuidados
A recomendação da infectologista Silva Fonseca é com o surgimento de qualquer sintoma respiratório, como tosse ou espirro. A pessoa não deve trabalhar, a criança não deverá ir para a escola e se houver um deslocamento muito grande, a pessoa deverá colocar a máscara e intensificar a higienização das mãos.
 
“A grande transmissão do coronavírus é pelas mãos. Se eu estou aqui, por exemplo, com qualquer virose respiratória, se eu tossir, daqui a pouco a pessoa põe a mão, coça o olho, o nariz, é assim que se dá a contaminação e se estiver a um metro de uma pessoa que espirrar, também passa. Água e sabonete, se não houver álcool gel, são eficazes e suficientes”, orientou a profissional.
 
Protocolo de enfrentamento
O protocolo municipal de enfrentamento ao coronavírus está disponível no site da Secretaria da Saúde.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mais Ribeirão Preto.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.