Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Super Dogus - Gratuito

Mais lidas da semana

23/10/2017 - Ribeirão Preto - SP

Nada de preocupação: estalar os dedos não é perigoso à saúde




 

Resultado de imagem para estalar os dedos

Estalar os dedos é uma prática comum para muitas pessoas, mas o barulho causado por este ato desperta uma dúvida: é algo natural ou faz mal ao organismo? A divisão de opiniões é esclarecida pelo ortopedista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Agnaldo de Oliveira Jr., que garante não haver nada de prejudicial neste hábito.

Essa capacidade está associada a uma hipermobilidade, característica identificada em algumas pessoas. O médico explica que esse fator permite movimentos maiores das articulações, não só dos dedos.

"Algumas pessoas têm uma maior flacidez ligamentar, o que possibilita estalar as articulações de todo o corpo, inclusive das mãos e coluna. Isso não é uma doença e, portanto, não causa problemas", assegura o especialista.

O tão incômodo barulho é consequência da disposição das juntas (junção entre dois ou mais ossos). De acordo com o ortopedista, quem apresenta maior mobilidade possui uma diferença nas articulações, que, com o movimento, provoca o som.

Apesar deste hábito não ser prejudicial, a hipermobilidade é um fator que antecipa o desgaste das articulações, provocando previamente a artrose. O médico esclarece que o acompanhamento médico é essencial para garantir uma qualidade de vida melhor.

O alerta é feito somente quando o costume é acompanhado por dor. Esse aspecto pode sinalizar um problema. "Caso haja dor, é preciso procurar um médico, pois pode ser um processo de desgaste. Nos joelhos, por exemplo, é possível detectar um pedaço de cartilagem solta ou uma complicação de menisco", reforça o médico.

COMPLEXO HOSPITALAR EDMUNDO VASCONCELOS

Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos atua em mais de 50 especialidades e conta com cerca de 1.400 médicos. Realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 230 mil consultas ambulatoriais, 145 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,45 milhão de exames por ano. Dentre os selos e certificações obtidos pela instituição, destaca-se a Acreditação Hospitalar Nível 3 - Excelência em Gestão, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o Prêmio Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil, conquistado pelo sexto ano consecutivo em 2016.

Rua Borges Lagoa, 1.450 - Vila Clementino, Zona Sul de São Paulo.
Tel. (11) 5080-4000
Site: www.hpev.com.br
Facebook: www.facebook.com/ComplexoHospitalarEV
Twitter: www.twitter.com/Hospital_EV
YouTube: www.youtube.com/user/HospitalEV



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mais Ribeirão Preto.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.