Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Super Dogus - Gratuito

Mais lidas da semana

29/6/2020 - Ribeirão Preto - SP

Live da Orquestra Sinfônica bde Ribeirão Preto já tem mais de 17 mil visualizações




Concerto foi exibido pelos canais da prefeitura na internet; apresentação também comemorou os 90 anos do Pedro II

Fotos: Alexandre Azevedo 

 

 

A live da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (OSRP) feita neste sábado, dia 27, direto do Theatro Pedro II, teve mais de 17,3 mil visualizações até as 8 horas da manhã deste domingo, 28. O concerto teve transmissão pelos canais da prefeitura no Youtube e Facebook, onde estão disponíveis para quem não assistiu. Durante a apresentação ao vivo, a live teve audiência média de 1,1 mil espectadores e pico de 1,2 mil. As demais visualizações ocorreram depois.

 

 

A apresentação aconteceu em comemoração ao aniversário de 164 anos de Ribeirão Preto, ocorrido em 19 de junho, e aos 90 anos do Theatro Pedro II, que foi inaugurado no dia 8 de outubro de 1930. A Orquestra Sinfônica também está completando 98 anos em 2020.

 

O prefeito Duarte Nogueira esteve presente ao concerto da Sinfônica, que teve regência do maestro Reginaldo Nascimento. A apresentação não teve a presença de espectadores em função da pandemia de coronavírus, que exige o distanciamento entre as pessoas. Apenas os organizadores e os músicos estiveram presentes. A maioria dos músicos usou máscara o tempo todo e apenas os que tocam instrumentos de sopro não a utilizaram.

 

 

“Quero cumprimentar todos os ribeirão-pretanos e dizer que no meio dessa pandemia, com as restrições sanitárias que são impostas em função da preservação da vida, essa foi uma forma muito carinhosa e muito criativa, para homenagear toda a população da cidade, de uma maneira especial àqueles que estão na linha de frente do combate à pandemia, os profissionais da saúde que estão cuidando da vida e da saúde das pessoas”, disse o prefeito Duarte Nogueira.

 

“Nossa cidade completa 164 anos. Esse teatro, no dia 8 de outubro completa 90 anos. Essa história de nove décadas, representa sempre todas as ações de superação que ribeirão-pretano conseguiu conquistar nos mais difíceis momentos que ela passou. Esse teatro foi inaugurado logo depois do crash da Bolsa de Nova York, em 1929, quando perdemos todo o nosso capital cafeeiro naquele momento. Depois outros ciclos vieram, nosso teatro pegou fogo na década de 1980, e hoje ele se encontra totalmente recuperado, com o apoio de muitos ribeirão-pretanos e com o compromisso de manter a arte, manter a música e todos os nossos patrimônios culturais sempre presentes para nossa cidade”, afirmou.

 

 

Ele também lembrou da importância da orquestra para a cidade. “É com muito orgulho que recebemos a apresentação da Orquestra Sinfônica, que está na antevéspera de seu centenário. E nós nos orgulhamos muito de sempre, persistir, perseverar, lutar e vencer. Essa pandemia que nós estamos enfrentando também será vencida”.

 

“Estreias”

 

O concerto foi realizado por meio de uma parceria da Prefeitura Municipal, Fundação Dom Pedro – mantenedora do Theatro Pedro II – e OSRP, com apoio da empresa Construtora Said e do Grupo Multiplan. Foi a primeira vez de uma live diretamente do Theatro Pedro II, sem a presença de público, justamente no terceiro maior teatro de ópera do país em capacidade de público. Foi também a primeira live da Sinfônica em seus 98 anos.

 

 

O maestro Reginaldo Nascimento considerou estranho realizar um concerte sem público. “Falta o calor da plateia. É estranho, mas sempre um meio de levar a música para as pessoas”, afirmou. Ele aproveitou para lembrar que neste momento, mais do que em outros, a Orquestra Sinfônica precisa da ajuda de todos, porque tem em seu corpo músicos profissionais, com dedicação exclusiva à música. No site da OSRP estão as formas de ajuda.

 

 

O espetáculo integra, além do aniversário da cidade, a comemoração dos 90 anos de fundação do Theatro Pedro II, inaugurado em 8 de outubro de 1930. A intenção era comemorar a data com uma intensa programação ao longo do ano, o que não está sendo permitido devido à necessidade de distanciamento social.

 

A agenda do Theatro acabou suspensa em março deste ano, quando se iniciou a quarentena de distanciamento social. O último espetáculo foi justamente a apresentação de um concerto da Sinfônica, no dia 14 de março.

 

 

Concerto gravado

 

No último dia 17 de junho, a Orquestra Sinfônica gravou um concerto em homenagem ao aniversário da cidade. O vídeo foi disponibilizado em redes sociais e pode ser visto no canal da prefeitura no Youtube.

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mais Ribeirão Preto.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.