11/12/2012 - Ribeirão Preto - SP

Viaduto da Henri Nestlé foi liberado e dá outro ritmo no trânsito na região

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Já está sendo utilizado pela população o novo sistema viário da cidade, que inclui agora o viaduto, de 240 metros de extensão, construído sobre o km 309 da rodovia Anhanguera (SP 330). A obra, que teve início em janeiro deste ano, reivindicada pela prefeita Dárcy Vera ao Governo do Estado, era muito esperada pela comunidade da região e já está promovendo o aumento da segurança dos motoristas que trafegam pela SP 330 e bairros próximos do trecho, além de ajudar a diminuir engarrafamentos no local.                                                                                  

O viaduto permite a transposição da SP 330 ligando a avenida Henri Nestlé à Guadalaraja. Além disso, ainda há uma ciclovia de 590 metros de extensão e passeio para pedestres com 430 metros. Cerca de 100 mil pessoas de 17 bairros serão beneficiadas. A prefeitura já havia realizado e entregue a duplicação de três quilômetros da Henri Nestlé, com investimento de R$ 6 milhões devolvidos pela Câmara Municipal.

No local, a administração municipal fez pavimentação asfáltica, galerias de águas pluviais e rede de esgoto, arborização e ciclovia, de 2,3 mil metros de extensão, passando sobre a Via Anhanguera. Essas iniciativas eram reivindicadas havia vários anos, principalmente pela região da zona Leste. “Hoje é um dia especial devido à entrega deste viaduto. Acompanho essa reivindicação desde a primeira vez que me elegi vereadora. A luta foi grande para conseguir e efetivar esta obra viária. Agradeço as lideranças comunitárias, os vereadores que nos ajudaram com a duplicação da Henri Nestlé e o Governo do Estado de São Paulo”, disse a prefeita.

De acordo com Dárcy Vera, esse conjunto de iniciativas (viaduto, duplicação da Henri Nestlé e ciclovia) muda significativamente a geografia da região. “Agora motoristas e população já podem ficar mais tranqüilos quanto ao trânsito. A obra é, também, mais um cartão postal da cidade. Valeu a pena nossa luta. Por isso todos os envolvidos neste processo têm muito que comemorar, uma vez que o ribeirão-pretano conquistou hoje, mais qualidade de vida”, emendou ela.

“O Governo do Estado investiu mais de R$ 24 milhões nesta obra, que atende o anseio de uma população de mais de 100 mil pessoas de 17 bairros. O governador priorizou essa iniciativa por entender a importância dela na fluidez do trânsito e na modernidade desta região”, declarou Saulo de Castro Abreu Filho, secretário de Logística do Estado de São Paulo, que representou o governador Geraldo Alckmin.

A população, presente no evento, elogiou a iniciativa da prefeita, que buscou o viaduto da Anhanguera. Ana Maria Andreão, que mora nas proximidades da obra entregue nesta segunda-feira, elogiou a conquista. “O conjunto viário ficou lindo. Dá gosto de olhar. Sofremos muito do jeito que estava. Era uma região extremamente perigosa. Não acreditava que a prefeita ia conseguir, mas ela, de novo, conseguiu mais essa. Vai melhorar muito o trânsito por aqui”, comemora Ana Maria.   

Altair Cândido de Oliveira, morador no Parque dos Servidores, também aprovou o que viu. “Tudo agora ficará mais valorizado. A prefeita está de parabéns. Essa obra era necessária há anos e só ela conseguiu sensibilizar o governador”, destacou ele.  Já Maila Gabriel, que reside no Recreio Internacional, acompanhou todo o processo dos trabalhos na rodovia Anhanguera. “Isso aqui está lindo. Os bairros terão mais segurança e os imóveis da região serão ainda mais valorizados  Fiquei muito feliz com a obra”, emenda Oliveira.

Os deputados Baleia Rossi, Rafael Silva e Duarte Nogueira elogiaram a qualidade e a importância da obra, destacando a luta da cidade e os investimentos do Governo Estadual. Representantes da população, secretários municipais, lideranças comunitárias e vereadores participaram da inauguração.