20/7/2012 - Ribeirão Preto - SP

Unidades de Saúde aderem à Campanha de Prevenção a Hepatites Virais

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Representantes das unidades de saúde da rede municipal de Ribeirão Preto participaram nesta quinta-feira, dia 19, do lançamento da Campanha de Prevenção às Hepatites Virais, que será desenvolvida de 16 a 30 de julho em todas as unidades. A organização e coordenação é do Programa Municipal Doenças Sexualmente Transmissíveis / Aids e Hepatites Virais. “As unidades receberam material informativo que será distribuído à população, além de cartazes e folders”, explicou a enfermeira Fátima Regina de Almeida Lima Neves, coordenadora do Programa.

As hepatites virais são um importante problema de saúde pública no Brasil e no mundo. São doenças que provocam inflamação do fígado. As hepatites B e C adquirem maior importância por acometer milhões de pessoas, de forma silenciosa, evoluindo ao longo dos anos com cirrose e câncer no fígado.

Diversas estratégias foram elaboradas para a conscientização da população. Uma delas é a divulgação das formas de prevenção e a importância da vacinação contra a Hepatite B, através de outdoors que ficarão expostos no período de 16 a 30 julho. No período de 23 a 27 de julho, os CTA (Centros de Testagem e Aconselhamento) estarão oferecendo sorologia para as hepatites virais e todas as unidades de saúde estarão orientando sobre a importância da realização do diagnóstico precoce.

Já no dia 28 de julho, quando se comemora o Dia Mundial da Luta contra as Hepatites Virias, a equipe técnica do Programa DST/Aids e Hepatites Virais estará na Praça XV de Novembro fazendo orientação e esclarecimento dos munícipes.

Capacitação – No período de 22 a 24 de agosto, está prevista a capacitação dos agentes comunitários de saúde com o objetivo posterior de orientação a manicures e outros profissionais da beleza identificados no seu território de atuação, além da distribuição de kits de orientação e cartilhas. “Também vamos realizar um concurso cultural para os alunos das escolas das redes Municipal e Estadual para a produção de folders, spot vídeo e outdoor versando sobre o tema Hepatite B: Você pode prevenir. Este concurso vai ser realizado de 10 de setembro a 5 de outubro, com a premiação dos alunos e suas respectivas escolas”, explicou Fátima.