30/8/2012 - Ribeirão Preto - SP

Unidade de Saúde recebe Selo Boas Práticas na Atenção Básica e prêmio de R$ 50 mil

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

O CSE (Centro de Saúde Escola) Profª. Drª. Mª. Herbênia Duarte, localizado na Vila Tibério, vai receber o Selo Boas Práticas na Atenção Básica da Secretaria Estadual da Saúde pela excelência nos serviços prestados aos pacientes assistidos pela unidade. Além do selo, a unidade também receberá um prêmio de R$ 50 mil. “Ficamos muito felizes em receber este reconhecimento em nível estadual, porque sabemos da qualidade do trabalho de cada um de nossos servidores”, afirmou o secretário municipal da Saúde, Stênio Miranda.

A Secretaria Estadual da Saúde propôs a criação deste Selo visando reconhecer o esforço realizado por equipes de Atenção Básica (Unidade Básica de Saúde – UBS) dentro dos princípios da Política Estadual de Atenção Básica, com o objetivo de melhorar a qualidade do cuidado e resolutividade quanto as questões apresentadas pelos usuários das diferentes unidades que prestam serviço na atenção básica no estado.

Cerca de 100 unidades em várias cidades de São Paulo tiveram unidades contempladas pelo Selo. “Em Ribeirão Preto nós inscrevemos 11 unidades. Em 16 de abril recebemos a visita da Comissão Técnica que fez a avaliação da unidade. Embora todas mereçam a premiação já sabíamos que apenas uma seria escolhida”, explicou o secretário.


Para ele, são ações como essa que referendam o trabalho desenvolvido pela equipe da saúde de Ribeirão Preto, que recentemente ficou a terceira colocação no país, em ranking elaborado pelo Ministério da Saúde, em qualidade dos serviços oferecidos.

Fundada nos anos 30, o CSE Vila Tibério é uma das unidades mais antigas de Ribeirão Preto, funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Lá são oferecidos atendimentos em pediatria, clínica médica, ginecologia e obstetrícia, enfermagem e vacinação. A unidade conta com 30 profissionais e mantém parceria com a Universidade de São Paulo, onde cerca de 100 alunos de seis cursos diferentes fazem estágio supervisionado. 

Ficamos muito felizes ao sermos contemplados com o prêmio”, afirmou a enfermeira Adriana Mafra Brienza, gerente da unidade. Os recursos do prêmio, segundo ela, serão destinados à melhoria de estrutura física da unidade e ampliação dos serviços oferecidos à população. “Temos uma equipe comprometida com o trabalho diário”,acrescentou.

A CSE da Vila Tibério tem uma área de abrangência de 10 mil habitantes e atende semanalmente cerca de 5 mil pessoas.