24/7/2018 - Ribeirão Preto - SP

UBS Vila Tibério promove palestra sobre hepatites

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Ação integra campanha Julho Amarelo; população pode se vacinar contra hepatite B e fazer testes para detecção do tipo C na Esplanada do Pedro II 

Dentro da campanha Julho Amarelo e o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais 2018, comemorados entre 23 e 27 de julho, a Unidade Básica e Distrital de Saúde (UBS) Vila Tibério promove, nesta quarta-feira, 25 de julho, às 9h, a palestra "Prevenção de Hepatites Virais", proferida pelo infectologista Eduardo Bufaical Marra.

O objetivo é informar a população sobre a importância das ações de prevenção e estímulo à detecção e acompanhamento dos infectados, bem como o apoio e acompanhamento aos portadores de hepatites virais.

Vacinação e testes

O programa municipal de DST/Aids, Tuberculose e Hepatites Virais da Secretaria da Saúde realiza desde segunda-feira, dia 23, das 9h às 13h, na Esplanada do Theatro Pedro II, ações de vacinação contra a hepatite B e testes para detecção da hepatite C à população.

As ações vão até o dia 28 de julho, com o objetivo de promover a educação preventiva e levar informação à população sobre as hepatites.

A vacinação contra a hepatite B é direcionada a pessoas que nunca se vacinaram. Já os testes de hepatite C são dirigidos a pessoas acima dos 40 anos de idade e população-chave formada por usuários de álcool e drogas, profissionais do sexo, comunidade LGBT, pessoas privadas de liberdade, em situação de rua, manicures, pedicures, podólogos, tatuadores, portadores de tatuagens, piercings e trabalhadores da área da saúde.

Para a coordenadora do programa municipal DST/Aids, Tuberculose e Hepatites Virais, Lis Neves, o grande desafio é o diagnóstico da doença.

“Por ser uma doença de longa evolução e que, geralmente, não apresenta sintomas, essas pessoas podem ter se contaminado no passado e não saber que têm o vírus. A infecção pode evoluir para formas mais graves como a cirrose ou o câncer hepático. Por isso, há recomendação de realização do teste para hepatite C pelo menos uma vez na vida, com o objetivo de diagnosticar e tratar o mais precocemente”, explica.

A doença

A hepatite C é uma inflamação do fígado, causada pelo vírus HCV. Segundo estimativas atuais da Organização Mundial de Saúde, seis a 10 milhões de pessoas são infectadas a cada ano no mundo, com 1,4 milhões de mortes. A grande maioria não sabe que tem a doença porque ela é assintomática durante muito tempo. Cerca de 70 a 85% dos infectados com o vírus da hepatite C adoecem e 20% desses poderão evoluir para cirrose, após um período de 20 a 30 anos. Os pacientes com cirrose apresentam um risco acrescido de desenvolvimento de câncer de fígado.

A infecção pelo vírus da hepatite B acontece principalmente pelo sangue e por via sexual, mas também pode ocorrer transmissão vertical, da mulher gestante para a criança. Os indivíduos com infecção crônica também apresentam risco de doença hepática avançada (cirrose, câncer de fígado) após um período variável de tempo, em cerca de 10 a 30 anos.

As hepatites virais B e C podem ser transmitidas por relação sexual sem preservativo, uso compartilhado de agulhas, seringas, navalhas, materiais para manicure e pedicure, aparelhos de barbear, por equipamentos não esterilizados em procedimentos médico/odontológicos, tatuagem, colocação de piercing e acupuntura. A mãe infectada com o vírus da hepatite B também pode transmitir a doença para o bebê.

Serviço:

Palestra "Prevenção de Hepatites Virais"
Local: 
UBS – Wilma Delphina de O. Garotti

Endereço: Rua 21 de Abril, 779 – Vila Tibério
Data: 25 de julho
Horário: 9h
Vacinação contra a hepatite B e testes para detecção da hepatite C
Local:
 Esplanada do Theatro Pedro II

Data: 23 a 28 de julho
Horário: das 9h às 13h