9/11/2012 - Ribeirão Preto - SP

Turma do PIC promove mais um encontro

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Na última quarta-feira, dia 7, integrantes do PIC- Programa de Integração Comunitária- promoveram, como ocorre todos os meses, mais um encontro para comemorar os aniversariantes do mês. Começaram a organizar também a programação de final de ano e os preparativos para a Olimpic, que acontece de 5 a 9 de dezembro.

Cercado pelos integrantes dos PICs de diversas regiões, Paulo Pícolo, coordenador do programa, disse que para ele  os encontros são sempre um motivo a mais de satisfação. “É muito bom perceber o quanto eles gostam de estar juntos e comemorar, não só aniversários, mas também a vida. Uma turma muito animada que está sempre pronta para abraçar, quer seja um evento, um passeio, um exercício. Isso é muito gratificante, pois mostra que nosso trabalho está no caminho certo”, disse.

O PIC leva às pessoas da terceira idade mais qualidade de vida por meio de exercícios, jogos e diversas atividades em 56 núcleos distribuídos pela cidade atendendo mais de 3 mil pessoas.

Criado em 1993, o Programa de Integração Comunitária tem como base a promoção da saúde. A ideia de criar o PIC se deu, num primeiro momento, para motivar o combate à hipertensão arterial e a diabetes, doenças que em Ribeirão Preto têm incidência acima da média nacional. E entre os principais fatores de risco desses males estão o sedentarismo, ou seja, a falta de atividade física. Por isso, foram organizados grupos para praticar atividades físicas nas praças da cidade, com atenção voltada para o controle da pressão alta, diabetes e obesidade.

O trabalho, coordenado pelo Fundo Social de Solidariedade, é integrado ainda pelas secretarias municipais da Assistência Social, Esportes, Educação.