20/9/2012 - Ribeirão Preto - SP

Treinamento sobre Ventilação Mecânica atrai profissionais do Samu regional

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Cerca de 150 profissionais do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Ribeirão Preto, Cajuru, Serra Azul, Serrana, Sertãozinho, Pitangueiras, Jaboticabal e Dumont participaram do treinamento sobre “Ventilação Mecânica Domiciliar (BIPAP, CECAP e Concentradores de Oxigênio), serviços de saúde, interfaces e protocolos” realizado pela Secretaria Municipal de Saúde.

O curso foi ministrado pela enfermeira Emília Campos Chayamiti, coordenadora do SAD (Serviço de Atenção Domiciliar). Também participaram do treinamento enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, condutores de veículos de urgência de Ribeirão Preto e região e profissionais das Unidades Básicas e Distritais de Saúde.

Segundo o médico Marcelo Dinardi, o NEU - Núcleo de Educação em Urgências do SAMU - está sendo reestruturado para oferecer capacitação a todos os profissionais que integram o Samu Regional. “Iniciamos com este curso porque temos vários pacientes que utilizam a ventilação mecânica não invasiva e os profissionais precisam estar capacitados para lidar com eles”, afirmou.

No próximo dia 22, o NEU realiza um curso sobre PHTLS – Pré-Hospitalar Trauma Life Suport, destinado a médicos e enfermeiros e motortistas que atuam na USA – Unidade de Suporte Avançado. O curso será ministrado pelo médico César Masella, pelo enfermeiro José Carlos Rios, e pelo motorista Alexandre Ribeiro da Silva.

Os cursos são realizados no anfiteatro do Samu Regional, localizado na avenida Treze de Maio, 353 (ao lado da UPA).