14/1/2013 - Ribeirão Preto - SP

Trabalho de catalogação e limpeza continua na Casa da avenida Caramuru

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

O processo de catalogação de elementos arquitetônicos e limpeza da casa da avenida Caramuru, iniciado no último dia 19 de dezembro, continua sendo realizado. Nesta semana, a secretária adjunta da Cultura, Érica Amendola, acompanhou mais uma etapa do processo que antecede o projeto total de restauro da casa, que representa um importante prédio histórico da cidade.

"Estamos impressionados com a rapidez com que os profissionais estão trabalhando. Conseguimos resgatar muitas referências de época. Depois do término do trabalho de restauração o grande empenho da Secretaria será a ocupação cultural do espaço, que, depois de décadas, será devolvido para uso da comunidade", enfatizou Erica.

Todas as análises realizadas terão como objetivo orientar quanto as providências relativas ao registro e preservação de restos de pintura e elementos decorativos, assim como uma avaliação da estabilidade e identificação de restos encontrados. O responsável técnico por esse trabalho é o renomado arquiteto da cidade de Itu, Alberto Magno, especialista em restauro arquitetônico.

De acordo com o engenheiro Mauro Henriques de Arruda, que integra o grupo de trabalho, está sendo realizada uma grande limpeza no entorno da casa, garantindo o acesso necessário para o trabalho de catalogação dos elementos encontrados. “Nos próximos dias começaremos a cobertura do telhado e assim teremos condições de iniciar os trabalhos na estrutura da casa”, explicou Mauro.

Acompanharam também os trabalhos, as representantes do Projeto Ribeirão Sustentável, Lilian Luchesi, Elisa dos Santos e Paulo Mello, a representante da FAPETEC (Fundação de Apoio e Pesquisa ao Ensino Técnico e Cultura), Rejane Minighini, e as atrizes Luara Pepita e Patrícia Mattioli. Toda a equipe necessária para esse trabalho foi formada por meio de licitação.