2/8/2012 - Ribeirão Preto - SP

Semana de Amamentação: Palestra e Oficina marcam a comemoração

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Os cinco Núcleos de Saúde da Família, ligados à UBDS Cuiabá, realizam nesta quinta-feira, dia 2, a partir das 13h, suas atividades comemorativas à Semana Mundial de Amamentação. O evento acontecerá na praça em frente ao Núcleo de Saúde da Família 5, localizada na rua Martim Afonso de Souza, 858, no Alto do Ipiranga.

Os organizadores vão montar barracas na praça onde haverá oficinas sobre Segurança Alimentar, a importância do aleitamento materno exclusivo até os seis meses e preparação de papinhas para crianças que estão iniciando os alimentos sólidos. 

I Encontro Municipal - O Programa do Núcleo de Aleitamento Materno da Secretaria da Saúde realizou nesta quarta-feira, dia 1º de agosto, o I Encontro Municipal de Aleitamento Materno de Ribeirão Preto. O evento fez parte da programação da Semana Mundial de Amamentação e acontece das 8h às 17h30, no auditório do Centro de Referência em Especialidades.

O Encontro contou com apresentação de peça teatral sobre o tema, com o grupo Los Muchos, e diversas palestras sobre o tema como “A Importância do Aleitamento Materno no Século XXI”,  ministrada pela enfermeira Anália R. Heck, do Banco de Leite Humano de Ribeirão Preto e “Modelos de Atenção à Saúde x Aleitamento Materno”, com a professora Maria José Bistafa Pereira, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP e conselheira do Conselho Municipal de Saúde de Ribeirão Preto.

“A Influência das práticas de cuidados em maternidades no aleitamento materno predominante: município de Ribeirão Preto”  e “Influência do local de acompanhamento de puericultura sobre o aleitamento materno exclusivo: município de Ribeirão Preto” foram temas abordados por Adriana Passanha, mestranda em Nutrição e pela professora Maria Helena D’Aquino Benício, da Faculdade Saúde Pública/USP.

O evento também teve apresentações de trabalhos sobre Experiências Exitosas em Aleitamento Materno, premiação e homenagem a Vera Heloisa Pileggi Vinha, professora já falecida, que foi titular da Escola de Enfermagem da USP e teve vários projetos de pesquisa e livros publicados sobre aleitamento materno.