3/10/2012 - Ribeirão Preto - SP

Seletivas do 3º Festival Nacional de Teatro de Ribeirão Preto terminam nesta quarta-feira

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

As seletivas do 3º Festival Nacional de Teatro de Ribeirão Preto começaram na última segunda-feira e se encerram nesta quarta-feira, dia 3, no Centro Cultural Palace. Os trabalhos inscritos estão sendo avaliados por profissionais da área: Francisco Carlos, Mariana Muniz e Roberto Alvim.

O 3º Festival Nacional de Teatro de Ribeirão Preto recebeu mais de 80 inscrições,  que vieram de Estados  como Bahia, Goiás, São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, entre outros. Os grupos selecionados irão se apresentar nos Teatros Municipal, Minaz e Pedro II e receberão um incentivo financeiro (R$ 2.000,00) para apresentarem seu espetáculo, de acordo com as normas do edital.  

O evento é uma realização da Secretaria Municipal da Cultura, juntamente com o Movimento Teatreiros Ribeirão Preto, patrocínio da VIVO, por meio do programa cultural Vivo EnCena e SESC.  O Festival será realizado de  5 a 18 de novembro, em vários espaços culturais da cidade, como Teatro Municipal, Teatro Minaz, Teatro do SESI, SESC e Theatro Pedro II. 

O programa cultural Vivo EnCena, é parceiro do Festival e esse programa tem o objetivo de incentivar e fomentar projetos de teatro e dança em todo o Brasil, promovendo espetáculos, seminários, fóruns, debates e workshops em diversas cidades. Dois espetáculos integrantes do Vivo EnCena farão parte do Festival de Ribeirão Preto:  “Camille e Rodin” e “Meio Lá, Meio Cá” . O espetáculo “O Homem, a Besta e a Virtude”, também participará do Festival, como convidado.

Segundo Expedito Araujo, curador artístico do programa cultural Vivo EnCena, estimular um projeto como este, inserindo também espetáculos convidados na programação “é viabilizar através do Festival ações inovadoras no âmbito das artes cênicas onde potencializam-se os intercâmbios entre artistas e organizações, sobretudo na cidade de Ribeirão Preto, polo de grupos e artistas com ações singulares, que cada vez mais ganham espaço, dadas as particularidades de suas expressões, na cena nacional.

Conheça mais sobre os Jurados: 

Francisco Carlos - Dramaturgo e encenador amazonense com mais de quarenta peças escritas. Dirigiu mais de trinta espetáculos de sua autoria, shows musicais, concertos de canto lírico, vídeo e óperas, experiências multimídias. Ministrou workshops de expressão cênica para cantores líricos do Coral Paulistano e Coral Lírico do Teatro Municipal de São Paulo e do Coral Sinfônico do Estado de São Paulo. Estudou filosofia na Universidade do Amazonas e aplica esses conhecimentos em processos de invenção de um teatro poético-mítico-filosófico-etnográfico. Realizou ‘aventuras teatrais’ em Manaus, Belém, Brasília, e Rio de Janeiro e atualmente em São Paulo com a concretização da “Mostra de Fenômenos Urbanos Extremos” no teatro dos Satyros de SP – 2009 a 2011 - composta pelas peças “Namorados da Catedral Bêbada” (indicada ao prêmio-Shell de melhor autor no primeiro semestre de 2010) – “Românticos da Idade Mídia” e “Banana Mecânica” com indicação 4 estrelas pelo jornal Folha de S. Paulo. 

Em 2004 teve participação no projeto “Arena mostra Novos Dramaturgos” no Teatro de Arena Eugênio Kusnet de São Paulo, em comemoração aos 50 anos do histórico Teatro de Arena.

Mariana Muniz - É atriz, diretora e professora do Curso de Graduação em Teatro e da Pós-Graduação da EBA-UFMG. Doutora em Teatro pela Universidad de Alcalá (Espanha), formada em Letras pela UFMG e em Teatro do Gestual pela Real Escuela Superior de Arte Dramático (Espanha). Trabalhou como atriz em diversos espetáculos em Belo Horizonte de 94 a 99 com a Cia Cínica sob a direção de Júlio Maciel e Bete Penido. Em Madri, foi jogadora do Match de Improvisação da Liga Madrileña de Improvisação de 99 a 2005 e realizou trabalhos profissionais como atriz e diretora. De volta ao Brasil em 2006, ministrou oficinas de improvisação em vários estados do país. Ainda em 2006, foi responsável por parte do treinamento em improvisação do Jogando no Quintal (SP) e dirigiu o primeiro Match de Improvisação do Brasil em BH com a Uma Companhia. Participa do Conselho Curador do Festival de Inverno da UFMG desde 2007 até o presente. É orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Artes da EBA/UFMG. Atualmente, é atriz convidada do Grupo Galpão com o espetáculo “Tio Vânia – aos que vierem depois de nós”, com direção de Yara de Novaes. Trabalha com duas linhas de pesquisa: a improvisação no Ensino do Teatro e a improvisação e comicidade no trabalho de formação do ator e em espetáculos contemporâneos.

Roberto Alvim - É dramaturgo, diretor e professor de Artes Cênicas. Escreveu e dirigiu dezenas de peças, encenadas no Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Brasília, Salvador, Recife, Paris (França), Córdoba (Argentina), Laussanne (Suíça) e Bruxelas (Bélgica). Lecionou Dramaturgia e História do Teatro em instituições como a Universidade de Córdoba, a ELT - Escola Livre de Teatro (SP), a CAL - Casa das Artes de Laranjeiras (RJ), a SP Escola de Teatro, além de ministrar oficinas em diversos Estados do Brasil, a convite do Ministério da Cultura - FUNARTE. Desde 2009 é professor do Núcleo de Dramaturgia do SESI em Curitiba. Em 2005, foi o primeiro autor brasileiro publicado na mais importante coleção de dramaturgia contemporânea européia, a Les Solitaires Intempestifs. Foi Diretor Artístico do Teatro Carlos Gomes – Sala Paraíso (RJ) de 2001 a 2004, e do Teatro Ziembinski – Centro de Referência da Dramaturgia Contemporânea (RJ) em 2005, onde criou o movimento Nova Dramaturgia Carioca. Em 2012, foi convidado a lecionar dramaturgia em Montevideo (Uruguai), para um grupo de 12 autores de língua espanhola, pelo projeto IBERESCENA – Centro Cultural da Espanha. Desde 2006 reside em São Paulo, onde dirige a companhia Club Noir, dedicada a encenar obras de dramaturgos contemporâneos. Além de diversas indicações para os prêmios mais importantes do teatro brasileiro (incluindo 3 indicações ao Prêmio Shell), foi o vencedor do Prêmio BRAVO! 2009 de Melhor Espetáculo Teatral de São Paulo, por sua encenação da peça O Quarto, de Harold Pinter.

Mais informações: www.festivaldeteatroribeirao.com.br ou pelos telefones: 3635-3660 – 3636-1206 ramais: 208 – 225 e 230.