24/8/2012 - Ribeirão Preto - SP

Secretaria da Saúde realiza Seminário sobre Hepatites Virais para Agentes Comunitários de Saúde

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Com o objetivo de divulgar informações sobre as Hepatites Virais, o Programa de Doenças Sexualmente Transmissíves /Aids e Hepatites Virais e a Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde, realiza nesta sexta-feira e sábado, dias 24 e 25 de agosto, um Seminário destinado aos Agentes Comunitários de Saúde. Segundo a coordenadora do Programa, enfermeira Fátima Regina Neves, a capacitação dos profissionais tem a finalidade de instruí-los para que atuem junto às manicures e pedicures de sua área de abrangência, visando orientação e atualização da carteira vacinal. “Cerca de 100 agentes comunitários de saúde estão participando deste seminário”, informou ela.

As hepatites virais, segundo a enfermeira, são um importante problema de saúde pública no Brasil e no mundo, sendo mais comuns as causadas por vírus. Dentre estas, as hepatites pelo vírus B e C, que adquirem maior relevância por acometerem milhões de pessoas, de forma silenciosa, evoluindo ao longo dos anos para a cirrose e câncer no fígado.

Outro importante fator de transmissão da doença é o compartilhamento dos utensílios utilizados na prática diária desses profissionais para a quebra da cadeia de transmissão das hepatites virais. “A Hepatite B é uma doença que pode ser evitada com vacina e esta faz parte do calendário de imunização da criança e do adolescente, estando disponível para todas as pessoas com menos de 29 anos de idade. Acima dessa idade, ela também é oferecida em outras situações, por exemplo, para manicures”, explicou a coordenadora.

A vacina contra a he­patite B é oferecida em três doses, com inter­valo de um mês entre a primeira e a segunda dose e de seis meses entre a primeira e a ter­ceira dose ( 1 e 6 meses). Ainda não existe vacina contra a Hepatite C.

O Seminário está sendo realizado no auditório do Centro de Especialidades Central, na rua Prudente de Morais, 35.