29/11/2012 - Ribeirão Preto - SP

Secretaria da Saúde realiza jornada em Hipertensão e Diabetes

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

O Programa de Hipertensão e Diabetes da Secretaria da Saúde realiza nesta sexta-feira, dia 30, a V Jornada de Aprimoramento Multiprofissional em Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus, destinado aos profissionais da rede municipal. “É um evento tradicional, que tem a finalidade de promover a atualização profissional das nossas equipes, principalmente, aqueles que lidam diretamente com pacientes hipertensos e diabéticos”, afirma o cardiologista Nélio Rezende Cardoso, que coordena o Programa.

A jornada, que será realizada no bloco C da Unip, tem início à 8h30 com palestra sobre “Como tratar a hipertensão”, que será ministrada pelo cardiologista Fernando Nobre, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Em seguida, a professora Maria Teresa Gonçalves Torquato, endocrinologista da Secretaria da Saúde falará sobre “Como tratar o diabetes”.

Também serão discutidos temas como “Dez passos da alimentação saudável, pela nutricionista Solange Xavier; “Como orientar atividade física”, pelo médico do esporte e do exercício, Alexandre Mader Seixas; “Reorientando a aplicação de insulina”, pela enfermeira Carla Teixeira de Souza; “Automonitorização da Glicemia”, pela professora Maria Lúcia Zanetti e “Reexaminando o pé do paciente diabético”, pela enfermeira Ana Emília Pace.

No período da tarde está previsto módulo prático sobre “Quais as ferramentas e insumos disponíveis para uso na rede municipal?”. Este tema será abordado pelos profissionais Sinval Avelino dos Santos e Emília Chayamiti (enfermeiros), Nélio Rezende Cardoso (cardiologista), Lúcia da Rocha Uchoa Figueiredo (Terapeuta Ocupacional), Joceli Mara Magna (psicóloga) e Cláudia Vassimon (farmacêutica).