22/11/2012 - Ribeirão Preto - SP

Secretaria da Saúde realiza atividades educativas na Semana Nacional de Mobilização Contra a Dengue

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

A Divisão de Controle de Vetores da Secretaria da Saúde elaborou diversas atividades educativas para marcar a Semana Nacional de Mobilização contra a Dengue, que vai até o próximo dia 24. Dentre as várias atividades previstas estão a divulgação de frases educativas nos painéis eletrônicos das rodovias, emissoras de rádios, empresas e visitas com orientações e eliminação de focos do mosquito em pontos estratégicos, entre outros.

Nesta quinta-feira, dia 22, haverá exposição, com Abordagem Educativa, das 9h às 16h, no Hipermercado Walmart. “Vamos mostrar o ciclo do mosquito, a utilização de produtos alternativos, apresentação de dados epidemiológicos e distribuição de material gráfico”, afirmou Maria Lúcia Biagini, responsável pelo setor.  

Ainda nesta quinta e sexta-feira, dia 23, agentes de controle de vetores e a equipe do IEC (Informação, Educação e Comunicação), da Divisão de Controle de Vetores, visitarão pontos estratégicos nos distritos Oeste e Central. “Nas empresas, vamos convidar o proprietários ou um funcionários para se tornar um Agente Colaborador. Ele terá a função de dar continuidade ao trabalho realizado pelos agentes de controle de vetores”, explicou ela.

No dia 23, sexta-feira, está prevista oficina de trabalho com diretores de escolas, das 9h às 11h30, onde serão apresentados dados epidemiológicos, criadouros existentes e reincidentes com a finalidade de avaliar o impacto e a importância do trabalho realizado pela Divisão de Controle de Vetores e agentes colaboradores.

Mutirão na Fazenda da Barra – No próximo sábado, dia 24, começa o primeiro de três mutirões previstos para acontecer nos quatro assentamentos da Fazenda da Barra: Mário Lago, Luiza Marin, Índio Galdino e Santo Dias, das 7h30 às 13h30. “Os moradores irão retirar materiais sem utilidade e que possam acumular água tornando-se criadouros do mosquito Aedes Aegypti e colocá-los em pontos de coleta”.  Essa ação contará com a participação da Coordenadoria de Limpeza da Prefeitura Municipal.

Dengue - A dengue é uma doença causada por quatro tipos diferentes de vírus e que apresentam os mesmos sintomas: febre alta, dor nas juntas, perda de apetite, manchas vermelhas na pele e prostração, podendo ocorrer em alguns casos, diarréia, vômitos e fortes dores abdominais. A dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti contaminada.

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), a dengue ocorre em vários países desde a antiguidade. No Brasil, os primeiros casos ocorreram por volta de 1845, no Rio de Janeiro. Ribeirão Preto registrou em 2012, 233 casos da doença, o que representou apenas 1% em relação ao ano passado

No período de chuva os cuidados devem ser intensificados, pois aumenta a infestação do mosquito. Veja na tabela abaixo os principais criadouros que acumulam água e as medidas preventivas que deverão ser adotadas pela população.

Recipientes

Medidas de Controle

Ralos

Vedar com tela de trama fina ou tampa ralos.

Caixas d’água

Manter tampada e colocar uma tela no cano que serve como ladrão.

Pratos para vasos de plantas

Retirar, furar ou substituir por prato justaposto ao vaso.

Bebedouros de animais

Lavar com bucha, uma vez por semana.

Calhas e Lajes

Verificar se estão em desnível e fazer a limpeza periódica.

Piscina

Manter sempre limpa e clorada.

Bandeja de degelo das geladeiras

Manter sempre limpa e seca.