20/2/2013 - Ribeirão Preto - SP

Secretaria da Saúde promove capacitação sobre dengue para profissionais das redes pública e privada

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Curso de atualização será realizado no auditório da ACI e tem a finalidade de atualizar profissionais sobre diagnóstico e tratamento da doença

A Divisão Epidemiológica da Secretaria da Saúde marcou para os dias 27 e 28 de fevereiro, o 4º Curso de Atualização em Dengue: Manejo Clínico, destinado a médicos, enfermeiros e gestores de serviços públicos, particulares e filantrópicos. O curso será no dia 27, das 8h às 12h e, no dia 28, das 14h às 18h, no auditório da ACI – Associação Comercial e Industrial. “É um curso importante para os profissionais da saúde pois permite que eles se atualizem sobre a evolução da doença e formas de tratamento”, afirmou a médica Ana Alice Castro e Silva, responsável pela Divisão.

O curso será ministrado pelo médico Benedito Antonio Lopes da Fonseca, professor doutor da disciplina de virologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. No último dia 15 de fevereiro, a Secretaria da Saúde divulgou Boletim Epidemiológico, onde registra 267 casos confirmados da doença no mês de janeiro.

Ao contrário do que vem acontecendo em várias cidades da região, que estão vivendo uma epidemia de dengue, o município de Ribeirão Preto está com a situação sob controle, segundo o secretário da Saúde, Stênio Miranda. “Em janeiro a taxa de confirmação dos casos notificados foi de 20%. Em épocas de epidemia essa taxa sobre para 40 ou 50%”, afirmou.

Miranda adiantou que não é possível fazer uma previsão para os próximos dois ou três meses, mas garantiu que o cenário vivido por Ribeirão Preto nos anos de 2010 e 2011 não se repetirá. “Precisamos que cada pessoa faça o controle em sua residência porque 80% dos criadouros estão dentro dos domicílios”, observou o secretário.

Os interessados em participar da capacitação devem se inscrever pelo e-maildve@saude.pmrp.com.br.