2/8/2012 - Ribeirão Preto - SP

Secretaria da Educação prepara profissionais para atuarem como Agentes Escolares

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

A rede municipal de ensino de Ribeirão Preto está dando um passo muito importante em direção ao fortalecimento da Educação Inclusiva e ao cumprimento dos direitos das pessoas com deficiências. A partir desta quarta-feira, 1º de agosto, a Secretaria Municipal da Educação oferece um curso preparatório para a função de Agente Escolar e, dentro de pouco tempo, terá profissionais atuando no cuidado básico de alunos com deficiências em todas as Escolas Municipais de Ensino Fundamental.

O curso será realizado no auditório da Emefem Alfeu Luiz Gasparini, no Ipiranga, de 1º a 3 de agosto, com carga horária total de 12 horas, e formará 70 servidores efetivos que já atuam nas escolas municipais na área de serviços gerais.

Esses profissionais conhecem bem o cotidiano escolar e também as principais necessidades dos alunos com deficiências. O curso vai orientá-los quanto a postura ética e prepará-los para atuar mais precisamente nos cuidados com higiene, alimentação, locomoção e comunicação desses alunos.

O setor de Educação Especial da Secretaria da Educação é responsável pela organização e promoção do curso, que será ministrado pela terapeuta ocupacional Maria Ângela Sponchiado e pela pedagoga Denise Cristina Amoroso de Lima, especialista em Deficiência Física e Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Atualmente, a rede municipal de ensino atende cerca de 500 alunos com variados tipos de deficiência, dentre elas surdez, surdocegueira, deficiência física, intelectual, visual, múltipla, paralisia cerebral, distrofia muscular, mielomeningocele e transtornos do desenvolvimento.