13/12/2017 - Ribeirão Preto - SP

Saúde realiza quase 6 milhões de intervenções de combate ao mosquito Aedes aegypti

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Foram realizadas, pelas equipes da Divisão de Vigilância em Saúde, vistorias em imóveis, bloqueios, orientações e atendimentos 

A Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde, realizou em 2017 quase 6 milhões de ações de combate à dengue, zika, chikungunya e febre amarela, em 2017.

Os números de combate ao mosquito Aedes aegypti, estão em um relatório da Divisão de Vigilância em Saúde, que elaborou o documento de acordo com as normas e recomendações técnicas para a vigilância e controle do mosquito no Estado de São Paulo, do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de estado da Saúde e Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN).

Foram realizadas 5.130 vistorias em pontos estratégicos da cidade, imóveis que apresentam grande quantidade de recipientes em condições favoráveis à proliferação do mosquito, como depósitos de pneus, e ferro velho, oficinas de desmanche de veículos, borracharias, cemitérios entre outros.

Foram feitas 296.374 vistorias em bloqueios de controle de criadouros em casos suspeitos e positivos de dengue, zika e chikungunya, que consiste em visita completa do imóvel e no controle de todos os criadouros encontrados, em cada imóvel trabalhado em área pr-e-definida.

Foram realizadas 130.939 nebulizações em bloqueio, aplicação de inseticida de casa em casa com nebulizador portátil. Essa ação culminou em 285 focos eliminados de larvas de pernilongos.

Foram vistoriados 1.549 imóveis especiais, edificações não residenciais de grande porte, comerciais, industriais e públicas, que foram vistoriados e o responsável orientado de como realizar medidas simples de controle mecânico.

Foram desenvolvidas 355.450 vistorias casa a casa com intensificação, que consiste em visitas aos imóveis de uma determinada área, com ações de orientação e estímulo aos responsáveis pelos imóveis a adotar os cuidados necessários e executar, durante a visita medidas de controle mecânico e químico. Nessa ação, foram detectados e eliminados 13.787 focos de pernilongos.

Foram visitados 36.713 imóveis para avaliação de densidade larvária (Índice Breteau e predial). Nesse caso, são feitas avaliações dos níveis de infestação de uma determinada área geográfica, para viabilizar a execução do trabalho de eliminação de focos no decorrer do ano.

Foram realizados 3.422 atendimentos de notificações por meio do SAM, Disque-Dengue e, ouvidoria, Câmara Municipal, entre outros. Com a notificação, é feita imediatamente a visita ao imóvel. Nessa atividade, além da eliminação do foco é feita a orientação ao morador, controle mecânico, focal e nebulização emergencial. Essa atividade resultou na eliminação de 594 focos de larvas do pernilongo.

No total, foram eliminados 17.692 focos de larvas de pernilongos encontrados em todas as vistorias realizadas.

No último levantamento do Índice Rápido de Infestação do Aedes Aegypti (LIRa), das 11 áreas pesquisadas, sete apresentaram índices de infestação predial entre um e dois, o que classifica nosso município no nível de infestação alerta e aponta para limiar de risco de transmissão e epidemias de dengue, febre amarela, chikungunya e zika.

O relatório aponta ainda que a situação epidemiológica do município, até o momento encontra-se em fase inicial, porém, com a proximidade do verão, ocasião que ocorrem as alterações climáticas apropriadas para o desenvolvimento do mosquito, como chuvas em abundância e altas temperaturas, o número das doenças causadas pelo Aedes Aegypti vem aumentando gradativamente.

Portanto, os indicadores apontam que poderemos vir a ter uma transmissão de relevância para a saúde pública, apesar de todos os esforços despendidos.