27/7/2012 - Ribeirão Preto - SP

Sábado tem Campanha contra Hepatites Virais na Praça XV

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Em continuidade à Campanha de Hepatites Virais do município de Ribeirão Preto, a equipe técnica do Programa Doenças Sexualmente Transmissíveis /Aids e Hepatites Virais  da  Secretaria Municipal da Saúde  estará na Praça XV de Novembro, sábado, dia 28, para orientação  e esclarecimento dos munícipes sobre as Hepatites Virais. Essa data foi definida pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como Dia Mundial da Luta Contra as Hepatites Virais.

As hepatites virais são um importante problema de saúde pública no Brasil e no mundo. São doenças que provocam inflamação do fígado. Dentre estas, as hepatites pelo vírus B e C adquirem maior importância por acometer milhões de pessoas, de forma silenciosa, evoluindo ao longo dos anos com cirrose e câncer no fígado. “São doenças transmitidas pelo sangue, podendo passar de uma pessoa para a outra por meio de um simples sangramento durante o procedimento. Não podemos esquecer que, simplesmente pela aparência, é impossível saber se a pessoa é portadora destes vírus”, explica a psicóloga Maria Francelin, da equipe técnica da Secretaria da Saúde.

Segundo ela, muitas vezes a pessoa desconhece sua condição, pois ainda não desenvolveu a doença e nunca se testou. “A Hepatite B é uma doença que pode ser evitada com vacina, fazendo parte do calendário de imunização para todas as pessoas de 0 a 29 anos de idade nas unidades de saúde”, completa ela.

Acima dessa idade, ela é também oferecida em outras situações, por exemplo: Manicures, Usuários de drogas, Hemofílicos, Profissionais do sexo, Homens que fazem sexo com homens, Bombeiros, Policiais e Profissionais de Saúde.