5/7/2018 - Ribeirão Preto - SP

Rotary Clube Ribeirão Preto/Norte empossa nova diretoria

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Presidente e membros do Conselho Diretor eleitos tomaram posse para o mandato 2018-2019 

Em solenidade na noite da última terça-feira, dia 3 de julho, na sede do Rotary Club de Ribeirão Preto/Norte, foram empossados a presidente da entidade, a médica pediatra Mariadélia Francoy, e os novos membros do Conselho Diretor. O prefeito Duarte Nogueira prestigiou a cerimônia ao lado de várias autoridades locais.  

O chefe do Executivo desejou sucesso à nova presidente, como votos de que suas ações despertem a responsabilidade individual e coletiva dos cidadãos ribeirão-pretanos.  “Você é nossa médica na rede pública municipal de saúde e, portanto, conhece o dia a dia dos enormes desafios que ainda temos pela frente na redução das distâncias sociais da nossa cidade. Vivemos uma sociedade muito fragmentada do ponto de vista do conhecimento e das oportunidades”, disse.

“E todas as atividades que oferecem a chance que o Rotary tem de reunir pessoas, organizar lideranças, discutir o cotidiano e os rumos pelos quais vamos buscar para melhorar o nosso planeta e a nossa cidade são os desafio maiores de sua gestão a partir de agora”, complementou.

A presidente Mariadélia Francoy falou do papel do Rotary para a comunidade.  “Algumas pessoas não entendem a paixão que a gente tem pelo Rotary. Quem está de fora fala: mas quem é aquele pessoal que se reúne toda semana, que tem uma roda azul e amarela e agora é só amarela?”

“Nós somos pessoas apaixonadas pelo que fazemos, porque sem paixão não se consegue vir aqui toda semana, após trabalhar o dia todo e concluir uma reunião, um projeto e uma assistência. A característica do rotaryano é pensar no melhor ao próximo”, ressaltou Mariadélia.

Casa da Amizade
Para este mandato, assume a Casa da Amizade a senhora Maria Aparecida Reis de Oliveira. As Casas da Amizade são mais difundidas na América Latina, principalmente no Brasil. Não se tem notícia de que existam, com as características das nossas, em outras regiões.

A primeira Associação das Senhoras dos Rotarianos - Casa da Amizade, no Brasil, foi fundada em 1938, em Bauru.  Seguiram-se Petrópolis e Niterói, em 1939; Santos, em 1940; Paraíba, em 1942; Ribeirão Preto, a 6ª Casa da Amizade, fundada em 5 de maio de 1944, por iniciativa de Lourdes Dinamarco Roxo, com a denominação de Clube de Damas do Rotary; Belém, Natal e Fortaleza, em 1945; Rio de Janeiro, em 1948, e São Paulo, em 1953.

Daí para frente foram surgindo naturalmente e admite-se que todos os Rotary Club brasileiros contem com a colaboração de uma Casa da Amizade. No Brasil, o primeiro comparecimento de senhoras em atividades de Rotary ocorreu no Rio de Janeiro, em almoço solene comemorativo do dia 7 de Setembro, em 1924.

A Casa da Amizade é uma organização oficiosa colaboradora do Rotary, que se propõe a servir naqueles campos não adequados às atividades do Rotary, como assistência social e filantrópica, ao mesmo tempo em que se empenha em contribuir para o fortalecimento da família, o desenvolvimento do companheirismo e atividades culturais, voltada, sempre que possível, para a criança abandonada e a velhice desamparada.