22/8/2012 - Ribeirão Preto - SP

Ribeirão Preto se prepara para realizar o 3º Festival Nacional de Teatro

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Atenção, atrizes, atores, diretores e grupos de teatro, as inscrições para o 3º Festival Nacional de Teatro de Ribeirão Preto, seguem até o dia 21 de setembro. O Festival é uma realização da Secretaria Municipal da Cultura, juntamente com o Movimento Teatreiros Ribeirão Preto e será realizado de 9 a 18 de novembro, em vários espaços culturais da cidade, como Teatro Municipal e Theatro Pedro II.

A partir desta 3ª edição, os objetivos dos organizadores são: transformar o Festival em Festival Nacional de Teatro de Ribeirão Preto; possibilitar o intercâmbio de companhias e grupos teatrais de âmbito nacional; fomentar a aproximação do público e de artistas locais a diferentes manifestações cênicas, explorando estéticas diversificadas e linguagens inovadoras, entre outros.

Para a secretária municipal da Cultura, Adriana Silva, chegar na 3ª edição com a abertura para a participação de grupos de todo o Brasil “é um crescimento muito positivo para o Teatro de Ribeirão Preto. Este projeto é muito especial porque é realizado de maneira coletiva, a categoria está muito empenhada na busca por melhores resultados e isso motiva a todos da Secretaria da Cultura”, ressalta Adriana.

Para o ator e diretor Flávio Racy, integrante do Movimento Teatreiros Ribeirão Preto, é importante o fato de este ano o movimento teatral “atuar diretamente na conceituação e no planejamento do festival, em parceria com a Secretaria da Cultura”. Ele também reconhece a importância do Festival tornar-se nacional, “possibilitando o encontro dos artistas e do público ribeirão-pretano com obras criadas em outros lugares e outras experiências”, observa o ator.

Ainda segundo Racy, entre as novidades do festival, haverá a ‘Panorama Zero 16’, uma mostra local e simultânea, organizada diretamente pelo movimento teatral. “Com o compromisso de continuar como nas edições anteriores, mostrando para a cidade o que produzimos de arte em Ribeirão Preto”, completa.

Além dos grupos selecionados, por um júri formado por profissionais capacitados e experientes na área, o público também poderá assistir a espetáculos de grupos especialmente convidados para o Festival.

Os interessados podem acessar o Edital, Anexos e Ficha de Inscrição no Portal Oficial da Prefeitura de Ribeirão Preto – www.ribeiraopreto.sp.gov.br – no botão em Ribeirão Destaca, ou ainda no site da Secretaria Municipal da Cultura – www.cultura.ribeiraopreto.sp.gov.br – ou ainda no site do festival –www.festivaldeteatroribeirao.com.br –. Mais informações pelo telefone (16) 3636-1206.