31/7/2018 - Ribeirão Preto - SP

Ribeirão Preto participará de Encontro Paulista sobre Gestão Documental

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Município também foi representado em reunião do projeto “Observatório de Arquivos Municipais”, em Campinas 

Membros da Comissão Gestora do Arquivo Público de Ribeirão Preto participam no próximo dia 16 de agosto do “XIX Encontro Paulista sobre Gestão Documental e Acesso à Informação”, em Campinas.

O evento é promovido pelo Centro de Assistência aos Municípios, do Arquivo Público do Estado de São Paulo, e tem por objetivo oferecer orientação técnica gratuita a prefeituras e câmaras municipais, além de marcar a parceria firmada entre o Arquivo Público do Estado, Unidade da Secretaria de Governo e o Tribunal de Contas do Estado, oficializada em janeiro. 

No dia 12 de julho, a presidente da Comissão Gestora do Arquivo Público de Ribeirão Preto, Fernanda Padial, e o chefe do Sistema Municipal de Arquivos, Rodrigo Menezes, participaram de uma reunião do projeto “Observatório de Arquivos Municipais”.

O projeto foi instalado com o objetivo geral de proporcionar a troca de experiências entre os participantes, fomentar o desenvolvimento de referências regionais e estabelecer parcerias para o melhor desempenho coletivo nas áreas de gestão documental e acesso à informação.

Integram este Observatório representantes das prefeituras de Araraquara, Campinas, Guarulhos, Ribeirão Preto, Rio Claro, São José dos Campos, São Sebastião e Sorocaba.

Seus objetivos específicos são:

  • desenvolver métodos mais ágeis e eficazes para a orientação técnica do Centro de Assistência aos Municípios;
  • estimular o desenvolvimento coletivo de metodologias e ferramentas referentes à implementação de políticas públicas de gestão documental e acesso à informação;
  • compartilhar as informações e fortalecer parcerias com prefeituras e câmaras municipais com potencial de se tornarem referências regionais, com vistas a novas ações conjuntas,
  • possibilitar programas de capacitação aos servidores envolvidos.