1/2/2013 - Ribeirão Preto - SP

Ribeirão Preto é a primeira cidade do interior a receber o Programa

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto


Iniciativa alia futebol com ações sustentáveis e de solidariedade. É o que pretende o projeto Futebol Paulista Sustentável, lançado oficialmente nesta quinta-feira, dia 31, no Salão Nobre do Palácio Rio Branco, e que levará ações educativas relacionadas à cidadania e meio ambiente aos estádios durante o Campeonato Paulista série A1 2013. De forma prática e por meio das redes sociais, o torcedor, a cidade, e o clube serão premiados ao encamparem essa ideia.

Pioneirismo no interior - O projeto, que acontece na primeira cidade do interior, fora da capital, foi apresentado por representantes da Manager Esportes aos secretários municipais de Esportes (Marcelo Palinkas), Educação (Debora Vendramini), Mariel Silvestre (Meio Ambiente) e Jamil Albuquerque (Governo), e também para representantes dos dois times da cidade, Comercial e Botafogo, ex-jogadores e professores de escolinhas de futebol e vereadores. Até a 19ª rodada, no dia 21 de abril, serão desenvolvidas diversas atividades nas 17 cidades-sedes.

“O Ecotorcedor pretende trabalhar com ações de conscientização, seja para o bem do meio ambiente, como também para a cidadania e, gradativamente, se tornar uma atitude comum nas cidades. Todos ganham com essa manifestação de responsabilidade e cidadania”, diz Flávio Saez, diretor executivo da Manager Esportes. “Para nós é uma honra sediar esse acontecimento. Entendemos a importância de uma consciência cidadã para o bem de toda a comunidade. Os cuidados com o meio ambiente resultam em qualidade de vida. É tudo que pregamos, como também o incentivo da paz entre as torcidas”, emendou Marcelo Palinkas, secretário de Esportes.

“O Manager Esportes vem com essa ideia, que junta ações de preservação ambiental e cidadania. Quem ganha com isso é também a gestão pública. Tenho certeza que a cidade e os torcedores dos times do município irão se engajar no projeto, o que é muito bom. A ideia é moderna e de sustentabilidade e terá todo o nosso apoio”, completa Mariel Silvestre, secretária do Meio Ambiente.

“Essa é mais uma boa oportunidade para promover atitudes sustentáveis. Nossas escolas também estarão integradas nesta ideia, que mobilizará todos os ribeirão-pretanos”, acrescenta Débora Vendramini, secretária da Educação. “O governo adota essa prática por entender a importância de manifestações de cidadania como esta, que culmina em mais qualidade de vida”, finaliza Jamil Albuquerque, secretário de Governo.

Atividades práticas para toda a cidade - Os participantes, ou seja, os torcedores ganharão pontos, segundo a sua participação, assim como também serão premiados os times e o prefeito, com o titulo de gestor sustentável.

Na próxima semana, dia 6 de fevereiro, quando o jogo entre Botafogo Ribeirão e Corinthians no Estádio Santa Cruz, os torcedores poderão levar embalagens recicláveis ao “Ecoponto” instalado no local e trocar por pontuação no Programa Ecotorcedor.

Ações Práticas:

Coleta de resíduos sólidos:
Entre as principais contribuições do Programa Ecotorcedor, está a coleta de resíduos nos estádi em um dos jogos de cada rodada do primeiro turno do Campeonato Paulista de Futebol série A1 2013.

- Distribuição de cartilhas:
Nos ecopontos é realizada a distribuição de cartilhas educativas, que têm o objetivo de sensibilizar os torcedores sobre práticas sustentáveis.

- Plantio de bosques urbanos:
Outra grande iniciativa do projeto é o incentivo ao plantio de bosque urbanos em áreas especialmente identificadas.

- Doação de roupas, alimentos e brinquedos:
A Prefeitura e os clubes são incentivados a promover a arrecadação de roupas, alimentos não perecíveis e brinquedos para distribuição às instituições e entidades de assistência social locais.

Ações Virtuais:

- Seleção Sustentável:
Os onze torcedores que mais acumularem pontos nas ações do programa formarão a Seleção Sustentável e serão premiados com tablet, smartphone, TV, vídeo game, notebook, kit ecotorcedor e bicicletas.

- Escola Sustentável:
Adolescentes a partir dos 13 anos de idade podem participar livremente do Programa Ecotorcedor e, serão estimulados, através de campanhas nas redes de ensino, a produzir vídeos sobre sustentabilidade.

- Ecopa:
Os 16 primeiros colocados das seis torcidas que mais pontuarem no ranking geral do programa representarão o seu time do coração na Ecopa, torneio a ser realizado em um dos estádios oficiais do Campeonato Paulista.

- Bolão Ecotorcedor:
Os torcedores acumulam pontos e ganham brindes exclusivos a cada rodada do campeonato ao arriscar palpites sobre os resultados doa jogos.

- Quiz Ecotorcedor:
Através deste aplicativo, que também está disponível na fan Page do programa, o ecotorcedor deve responder a questões sobre a história do Campeonato Paulista, sustentabilidade, meio ambiente, valendo pontos para a classificação geral e participação no sorteio de brindes exclusivos.

Serviço:

Programa Ecotorcedor- Futebol Paulista Sustentável
Término: 20 de maio de 2010, às 23h59
Informações e critérios de participação: www.ecotorcedor.com.br 
Cadastramento: www.facebook.com.br/Ecotorcedor