11/1/2013 - Ribeirão Preto - SP

Reunião na Secretaria da Cultura acerta detalhes para 21º Encontro Nacional de Folia de Reis

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Na manhã de quarta-feira, dia 9, um encontro no auditório da Casa da Cultura reuniu o secretário municipal da Cultura, Alessandro Maraca, e representantes do Daerp, Transerp, Fiscalização Geral, Cultura, Saúde, Coordenadoria de Limpeza Urbana, Polícia Militar, Infraestrutura, Guarda Civil Municipal e ONG Transformar, para acertar detalhes de estrutura para a realização do 21º Encontro Nacional de Folia de Reis, que acontece no próximo dia 27, na Praça José Rossi, na Vila Virgínia.

“Esse evento se firma, cada dia mais, como um dos mais tradicionais da cidade e vamos, com a ajuda de todos, realizá-lo da melhor forma possível, para que o público desfrute de muita beleza e a emoção, pela fé, que ele proporciona”, ressalta o secretário da Cultura.

Podas de árvores, cortes de grama, pontos de energia, lavagem da praça, montagem das tendas, interdição e sinalização das ruas próximas ao evento, segurança, ambulantes, entre outros, foram alguns assuntos discutidos.

O 21º Encontro Nacional de Folia de Reis é um dos eventos mais tradicionais do município e segundo Ana Paula Fernandes, coordenadora do evento, o Encontro começa a partir das 8h e se encerra às 22h e deve receber cerca de 40 Companhias de Folia de Reis de vários lugares do país, além de milhares de fiéis.

Folia de Reis – É um festejo de origem portuguesa ligado às comemorações do culto católico do Natal, trazido para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira, e que ainda hoje se mantém vivo nas manifestações folclóricas de muitas regiões do país. Ela apresenta um caráter profano religioso, fazendo parte do ciclo natalino, quando se realizam as comemorações do nascimento de Jesus com várias festividades, ou festejos populares: como Congados, Folia de Reis, Império do Divino, Reinado do Rosário e Pastorinhas.