28/6/2012 - Ribeirão Preto - SP

Reunião define últimos detalhes do Festival Tanabata

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Um dos eventos mais aguardados pela população de Ribeirão Preto e região, a 19ª edição do Festival Tanabata, acontece na próxima semana, de 6 a 8 de julho, no Morro do São Bento, em frente ao Teatro Municipal. O evento é realizado pela Sociedade Cultural Japonesa e Associação Nipo Brasileira de Ribeirão Preto, com o apoio da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal da Cultura.

Para definir os últimos detalhes, na manhã desta terça-feira, dia 26, aconteceu uma reunião no auditório da Casa da Cultura, com representantes da Cultura, Infraestrutura, Coordenadoria de Limpeza, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Meio Ambiente (Bosque), Transerp e Bombeiros, além de membros da Sociedade Cultural Japonesa e da Associação Nipo Brasileira de Ribeirão Preto.

Teruo Abe, presidente da Comissão Organizadora do Tanabata, comentou sobre as expectativas para o evento. “São muito boas e deveremos receber cerca de 60 mil pessoas durante os três dias”. Este ano uma novidade do Festival será o espaço Seinen Kai, um segundo palco, montado na Praça Alto do São Bento, com atrações especialmente voltadas para o público jovem, buscando mesclar a cultura tradicional e a cultura Pop japonesa.

Nós, realizadores do Festival, não poderíamos ignorar essa importante cultura Pop japonesa, que cada dia se fortalece, é praticada e seguida no mundo todo e que agora vem só somar e enriquecer ainda mais o Tanabata de Ribeirão Preto”, completa Teruo.

Além do espaço jovem, o 19º Festival Tanabata terá oficinas de furoshiki, kirigami, culinária japonesa, mangá, pipamodelismo, origami, bonsai, gastronomia, concurso de cosplay, artes marciais, torneio de card games, taiko, dança japonesa e muito mais. O evento é aberto ao público, com entrada gratuita e a abertura no dia 6, sexta-feira, será às 19h. No sábado e no domingo, o Festival acontece das 11 às 23h.

Tanabata  Conhecida como a maior festa tradicional do Japão no Brasil, o Tanabata ou “Festa das Estrelas” é baseado em uma lenda milenar japonesa, que relata a história da princesa Orihime e seu amado Kengyu. O casal se encontra apenas uma vez por ano, num dia do mês de julho, quando é realizado o evento.

Mais informações podem ser encontradas no Portal Oficial da Prefeitura de Ribeirão Preto – www.ribeiraopreto.sp.gov.br – nos botões do Ribeirão Destaca.